Portal da Cidade Mariana

Abastecimento

SAAE Mariana esclarece a falta generalizada de água no município

Moradores de diversos bairros denunciam a falta d’água em suas residências.

Publicado em 07/10/2020 às 06:15
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

Em função das dificuldades no abastecimento de água para os bairros em Mariana, o Portal da Cidade entrou em contato com o SAAE para esclarecer as dúvidas mais frequentes da população.

Confira:

PORTAL: A população vem se queixando da falta de água em diversos bairros, especialmente no Rosário, quais ações o SAAE e a prefeitura estão promovendo para lidar com a situação? 

SAAE:O SAAE Mariana tem tomado medidas paliativas referente ao abastecimento no bairro Rosário, utilizando de caminhões pipas. Foi criado uma escala para que o bairro receba o abastecimento suplementar três vezes por semana, terça, quinta e sábado das 7 às 19 horas, independente se foi solicitado ou não em nossa call center o consumidor será abastecido.

PORTAL: A falta de água tem, necessariamente, relação com os incêndios e os danos causados às adutoras da cidade?  

SAAE:O incêndio criminoso no domingo (04) na região da Serrinha carbonizou mais de 300 metro de tubulação 100mm que abastece a ETA-Sul. Essa ocorrência prejudicou consideravelmente parte do abastecimento da cidade de Mariana. Os bairros mais atingidos foram Centro, São Pedro, Santo Antônio, Avenida Nossa Senhora do Carmo, Catete e rua Wenceslau Bráz. A substituição da tubulação foi feita em caráter de urgência e o total restabelecimento da produção da ETA-Sul foi em 24 horas.

PORTAL: Uma nova caixa d'água e poço artesiano foram inaugurados para suprir a demanda por água. A medida está funcionando? Se sim, qual o motivo para a falta de água?  

SAAE: “Um novo poço artesiano começou a operar no bairro São Cristóvão, essa nova fonte injetou água na rede do Jardim dos Inconfidentes e Jardim Santana. A nova caixa de distribuição da rua Cerejeira infelizmente não foi possível ser instalada. A empresa que venceu a licitação desistiu da entrega e nosso setor jurídico já tomou todas as medidas cabíveis para punir essa empresa.

PORTAL: A temporada de secas está prejudicando o abastecimento? Como reduzir os danos causados?

SAAE: “A falta de chuvas atípica o crescimento populacional em áreas ocupadas devem ser levados em conta para esse desequilíbrio no abastecimento, mas o SAAE têm feito o possível dentro da realidade atual. A falta de investimento há mais de uma década está diretamente relacionada ao cenário que vivemos. Para reduzir os danos causados pela estiagem, contratamos mais pipas para ampliar o abastecimento suplementar .

Para além, o SAAE Mariana deixou um alerta à população: a água pode faltar se a população não economizar. Uma massa de ar seco impede a formação de nuvens de chuva, situação que deve perdurar nos próximos dias.  


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário