Portal da Cidade Mariana

Entrevista

Saiba como funciona e os principais benefícios da energia solar

Em Mariana, projeto de lei que visa conceder isenção fiscal parcial a quem instale e utilize equipamentos para o uso sustentável de energia foi vetado.

Publicado em 15/10/2020 às 06:00
Atualizado em

(Foto: Pixabay. )

Durante a 31ª Reunião Ordinária, realizada no dia 05 deste mês, os vereadores da Câmara Municipal discutiram sobre o veto do prefeito Duarte Jr. ao Projeto de Lei nº 56/2020 que dispõe sobre a implantação do IPTU Verde em Mariana que havia sido aprovado por unanimidade pelos edis em 21 de setembro. O projeto tinha como objetivo conceder isenção fiscal parcial a quem instale e utilize equipamentos para o uso sustentável de energia.

Como justificativa ao veto, em ofício encaminhado à Câmara Municipal de Mariana, o prefeito afirma que a proposição trata-se de um vício de iniciativa, visto que não cabe ao Poder Legislativo propor norma tributária de isenção fiscal, violando assim à Constituição Federal de 1988 e à Lei Orgânica Municipal de Mariana.

Buscando entender melhor como funciona o sistema de energia solar e os benefícios que, caso sancionado, o Projeto de Lei nº 56/2020 traria ao município, o Portal da Cidade Mariana conversou com Christian de Oliveira Ramos, CEO da Switch Soluções Energéticas. Christian é graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e instalador de geradores fotovoltaicos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Confira:

Portal da Cidade Mariana: Quais são os principais benefícios do uso da energia solar?

Christian Ramos: Dentre os benefícios econômicos destacam-se a redução de até 95% da conta de energia das residências, comércios e indústrias, a valorização do imóvel, retorno do investimento garantido, geralmente, de 3 a 5 anos, proteção contra a inflação energética e flexibilidade, caso você tenha mais contas no mesmo CPF ou CNPJ a geração pode ser distribuída entre elas. Por usar os raios solares como forma de geração de energia, a energia solar é, portanto, abundante e renovável, não tendo efeitos negativos ao meio ambiente. Desta forma, alguns dos benefícios ambientais são a renovação e manutenção da matriz energética, o que contribui para a redução do acionamento das termelétricas fósseis, dos custos aos consumidores e da emissão de gases e diminuindo a necessidade dos recursos hídricos.

PCM: Como é todo o processo da implantação da energia solar em uma residência?

Christian Ramos: Primeiramente, é muito importante buscar uma empresa qualificada para fazer o orçamento que analisará as contas de energia para mensurar o tamanho do sistema que atenderá a demanda do consumidor. Para isso, ela irá:

1. Fazer uma visita técnica na sua casa ou empresa e formalizar o orçamento;

2. Fazer o projeto da instalação da placa solar e mandar para a distribuidora para adiantar o processo burocrático de conexão do seu sistema à rede;

3. Instalar o sistema de energia solar no local mais adequado;

4. Homologar a instalação das placas solares junto à distribuidora.

PCM: A energia solar é capaz de suprir toda a necessidade de energia de uma residência?

Christian Ramos: Sim, pois um sistema bem dimensionado e instalado pode suprir toda a demanda energética de uma residência.

PCM: Dias chuvosos ou com menor incidência de raios solares interferem na geração de energia?

Christian Ramos: A produção de energia em dias chuvosos ou nublados ocorre de forma inferior aos dias ensolarados, porém, não deixa de gerar. Além disso, a chuva ajuda na manutenção do sistema, auxiliando na limpeza e na dispersão de particulados que podem atrapalhar a geração.

PCM: Qual é a importância de falarmos sobre fonte de energia sustentável e implantá-las considerando, por exemplo, as constantes queimadas que estamos presenciando e as mudanças climáticas?

Christian Ramos: O desenvolvimento das energias limpas e sustentáveis é essencial para combater as mudanças climáticas e seus efeitos de devastação. As queimadas e queima de combustíveis fósseis só agravam as condições desse efeito, causando a elevação de temperaturas nunca vistas. Com a geração pela energia solar estaremos ajudando na diminuição do uso das termelétricas e na necessidade de hidrelétricas, contribuindo diretamente para a preservação dos recursos naturais.

PCM: Você tem informações específicas sobre energia solar em Mariana como potencial e estimativa de residências que utilizam essa fonte de energia?

Christian Ramos: A energia solar fotovoltaica apresenta grande potencial em todo o Brasil e não é diferente em nossa cidade não. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o mercado solar brasileiro cresceu 1GW em 2020.

PCM: Recentemente, foi aprovado na Câmara de Mariana o PL nº 56/2020 que trata da implantação do IPTU Verde no município de Mariana. No entanto, o projeto foi vetado pelo Prefeito. Em sua opinião, quais benefícios o projeto traria se tivesse sido sancionado?

Christian Ramos: Em um momento tão delicado sobre as questões ambientais, percebemos cada vez mais a necessidade do equilíbrio entre meio ambiente e meio urbano. As políticas públicas de sustentabilidade vêm para melhorar a qualidade de vida dos meios que vivemos.

Diante de desastres ambientais que nos assolaram, poderíamos trazer uma outra visão para nossa cidade, de uma cidade com o selo de sustentabilidade e inovação. Além dos incentivos para a energia solar, [seria interessante] criar leis que abrangem também outras práticas sustentabilidade.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário