Portal da Cidade Mariana

Legislativo

Câmara de Mariana cria comissão especial para avaliar veto do prefeito

O prefeito Duarte Júnior deu veto total à Projeto de Lei "IPTU Verde".

Publicado em 07/10/2020 às 04:30
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade)

Durante a 31ª Reunião Ordinária, realizada nesta segunda-feira (05), os vereadores da Câmara Municipal de Mariana discutiram sobre o veto total do prefeito Duarte Júnior ao Projeto de Lei nº 56/2020, que trata da implantação do IPTU Verde no município de Mariana. Por essa razão, foi formada uma comissão especial formada pelos vereadores Marcelo Macedo (MDB), Cristiano Vilas Boas (PT) e Deyvson Ribeiro (DEM) que terá oito dias para avaliar e apresentar um parecer sobre o veto do Executivo.

O Projeto de Lei "IPTU Verde" foi aprovado pelo legislativo dia 21 de setembro e visa conceder isenção fiscal parcial a quem instale e utilize equipamentos para o uso sustentável de energia. Uma das justificativas para o veto seria que a matéria caracteriza renúncia de receita e contém vício de iniciativa, tendo em vista que somente o poder Executivo tem prerrogativa constitucional de realizar proposições legislativas sobre matéria tributária.

Durante a discussão sobre o veto, os vereadores destacaram a importância de se utilizar energia limpa e sustentável e sobre a relevância de garantir incentivos para o cidadão que fizer uso e utilização de energia solar e também o reaproveitamento de água no município. Além de contribuir com o meio ambiente, os parlamentares ressaltaram que a nova lei fomentaria a economia local com a atração de empreendimentos que já empregam em suas atividades energia renováveis, como a solar, bicombustíveis e eólica.


Utilidade Pública

Durante a reunião, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 60/2020, que reconheceu como entidade de Utilidade Pública a Associação Grupo Escoteiros de Mariana – AGEMAR.


Próxima Reunião Ordinária

Em virtude do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, a Câmara de Mariana, por meio da Portaria 78/2020, antecipou a reunião ordinária que ocorreria dia 12 de outubro para o dia 08, quinta-feira, às 10h. A 32ª Reunião Ordinária será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Câmara. 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário