Portal da Cidade Mariana

Fake News

Semana recheada de "Fake News" movimenta redes sociais

Em meio ao agravamento da pandemia áudios e gravações atribuídas a autoridades circularam pelos aplicativos.

Publicado em 26/03/2021 às 00:09
Atualizado em

Fake News (Foto: Redes Sociais)

Em meio ao cenário de agravamento da pandemia, vários vídeos e áudios circulam pelas redes sociais e aplicativos de mensagem, levando pânico e desinformação para a população.

Alguns especialistas chegam a chamar de "Pandemia da Desinformação" 

Além dos conteúdos falsos veiculados pelas redes sociais, principalmente no WhatsApp, as autoridades de saúde têm se mostrado preocupadas com outro problema, em Mariana a Secretaria de Saúde chegou a divulgar um banner esclarecendo que todas as informações sobre a situação da COVID-19 no município devem ser acessadas através do canal oficial da Prefeitura.


Um áudio supostamente do Prefeito Juliano Duarte chegou a ser compartilhado em diversos grupos, no desabafo a voz atribuída ao prefeito reclama das aglomerações, da postura da população e ainda informa do cancelamento do toque de recolher. O que obviamente não procede.

Outra informação refere-se a um calendário de vacinação de brasileiros entre 18 e 71 anos.

Circula pelo WhatsApp um calendário de vacinação da Covid-19 que indica que todos os brasileiros acima de 18 anos estarão imunizados no início de agosto. O cronograma teria como fonte o Ministério da Saúde e conta com uma previsão de vacinação de pessoas com idades entre 18 e 71 anos.

A informação analisada é falsa. O Ministério da Saúde informou, em nota, que o cronograma que circula pelo WhatsApp não corresponde à Campanha de Vacinação contra a Covid-19, coordenada pela pasta. Segundo o órgão, não existe um cronograma prévio com datas em que os estados e municípios devem realizar a imunização de determinadas faixas etárias. Na realidade, o governo federal distribui as doses da vacina e as autoridades locais precisam coordenar a aplicação.

O texto compartilhado pelo WhatsApp estabelece uma data de vacinação para pessoas mais jovens que não estão contempladas nos grupos prioritários.

Atualmente, brasileiros na faixa de 20 a 60 anos não integram essa categoria.


As fake news têm alcance incontrolável. Em regra, são forjadas sobre uma base verdadeira que, por meio de expediente ardiloso, estrutura o conteúdo falso que se objetiva divulgar. Tal prática nada tem a ver com liberdade de expressão, mas, ao contrário, constitui prática nefasta que impõe enérgica atuação do Poder Judiciário.

Dessa forma, pedimos aos nossos leitores que tomem o máximo de cuidado possível com as informações que circulam na internet e nos grupos de mensagem pois compartilhar mensagens falsas pode ser entendido como crime e principalmente levar informações falsas podendo impactar de forma negativa a saúde das pessoas.

Fonte:

Deixe seu comentário