Portal da Cidade Mariana

Operadoras

Usuários de telefonia móvel sofrem com a péssima qualidade do serviço na cidade

Falha no sinal, ligações perdidas e irritação: operadoras de celular prestam péssimo serviço na região causando diversos transtornos.

Publicado em 15/12/2023 às 10:14
Atualizado em

Telefonia celular tem se tornado um tormento na vida dos usuários da cidade (Foto: Portal da Cidade Mariana)

A qualidade do serviço de telefonia móvel em Mariana, MG é um assunto que preocupa muitos consumidores da região. Não é de hoje que recebemos reclamações em nossas redes sociais. Recentemente com a chegada do 5G na cidade vizinha, Ouro Preto, criou uma expectativa que teria uma melhora no serviço, o que infelizmente não aconteceu.

O aumento do número de habitantes ao lado da população flutuante, especialmente trabalhadores que passaram a usar o serviço de telefonia celular na cidade, também pode ter influenciado na piora da qualidade do serviço.

Raramente uma ligação telefônica completa a chamada e quando completa muitas vezes a ligação cai no meio da conversa. 

De acordo com uma pesquisa da Anatel divulgada em março deste ano, a internet banda larga fixa é o serviço mais mal avaliado pelo consumidor no Brasil. A nota média das operadoras foi de 6,88 em um escala de zero a dez. Já a telefonia móvel pré-paga foi o serviço mais bem avaliado pelos consumidores com nota 7,82. Isso indica que os usuários estão insatisfeitos com os planos contratados pelas operadoras.

A qualidade do serviço de telefonia móvel em Mariana depende principalmente das operadoras locais e dos planos oferecidos aos consumidores. Segundo o Procon de Minas Gerais, as principais operadoras são Vivo, Claro e Tim. Cada uma delas tem seus pontos fortes e fracos na prestação do serviço. Para melhorar a situação dos usuários na região, é importante que as operadoras sejam transparentes sobre as condições dos planos contratados, ofereçam atendimento eficiente aos clientes e resolvam os problemas relatados pelos consumidores.

Vários usuários das redes de telefonia móvel vem reclamando, principalmente pelas redes sociais, das dificuldades em realizar e receber chamadas telefônicas.

Outro fator que pode ter contribuído para a queda da qualidade do serviço, foi a extinção da Telefônica Oi, que migrou seus usuários para a Vivo e para a Claro, deixando ainda mais sobrecarregada as redes.

Apesar dos celulares, smartfones serem utilizado para outras funções que não seja a realização de ligação, quando muitos preferem falar através de aplicativos de mensagem, as falhas constantes e as dificuldades de conexão muitas vezes tornam esses aparelhos inúteis.

Em Mariana são diversos lugares com as chamadas "sombras" onde os aparelhos simplesmente, não fazer ou recebem ligações e a conexão da internet (3g ou 4g) não funciona. Um desses locais de maior reclamação dos usuários é o centro histórico da cidade, a região frequentada por muitos moradores da cidade, constantemente apresenta falha de sinal ou ausência de serviço.

Como reclamar da qualidade do serviço prestado pelas operadoras

- Primeiro, entre em contato com a sua operadora e explique o seu problema. Anote e guarde o número de protocolo de atendimento que ela lhe fornecer. A sua operadora é obrigada a lhe fornecer qualquer informação sobre o serviço que você contratou e a resolver os problemas técnicos ou de cobrança que possam ocorrer¹.

- Se a operadora não resolver o seu problema, você pode recorrer à ouvidoria da empresa. Esse é um canal de comunicação que tem o objetivo de garantir um tratamento específico e individual para os problemas dos consumidores. Anote e guarde o número de protocolo de atendimento da ouvidoria¹.

- Se a ouvidoria da operadora também não resolver o seu problema, você pode registrar uma reclamação na Anatel. A Anatel é a agência reguladora que fiscaliza as operadoras de telecomunicações e protege os direitos dos consumidores. Você pode registrar a sua reclamação pelo site oficial da Anatel, pelo aplicativo Anatel Consumidor ou pelo telefone 1331. Você vai precisar informar o número de protocolo do atendimento com a operadora e a ouvidoria. A Anatel vai encaminhar a sua reclamação para a operadora, que terá dez dias corridos para dar uma resposta ou solução¹.

- Se você ainda não ficar satisfeito com a resposta ou solução da operadora, você pode reabrir a reclamação na Anatel uma vez ou avaliar o tratamento que recebeu. Você também pode procurar outros órgãos de defesa do consumidor, como o Procon ou o Juizado Especial Cível.


Fonte:

Deixe seu comentário