Portal da Cidade Mariana

DOCUMENTÁRIO

Banana Verde-Encontros de Cinema exibe o documentário Subversivas nesta sexta,11

Obra investiga o período de ditadura militar no Brasil sob a ótica feminina

Publicado em 06/10/2019 às 23:44
Atualizado em

O projeto Banana Verde - Encontros de Cinema, juntamente com Coordenação Geral do XII Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social de Minas Gerais - Ecomig, 2019, convida toda a comunidade acadêmica e marianense a participarem de uma exibição cinematográfica que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 11 de outubro, às 19h, no auditório do prédio padre Avelar, ICSA (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas).  

Na ocasião, será exibido o documentário Subversivas (2013), que investiga o período da ditadura militar no Brasil sob a ótica feminina. A memória das mulheres entrevistadas traz à tona os fatos que marcaram aquela época e a vida de cada uma. Com direção de Fernanda Vidigal e Janaína Patrocínio, contaremos com a presença da diretora Fernanda, em uma roda de debates e comentários. 

 

Sobre o projeto: O Banana Verde - Encontros de Cinema é um projeto de pesquisa e extensão da UFOP, aprovado no Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência da PRACE e coordenado pelo professor do curso de Jornalismo Adriano Medeiros Rocha. O objetivo do projeto é ampliar o diálogo entre a universidade e a comunidade que a acolhe, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, experiências e visões de mundo a partir de análises dos filmes assistidos durante as exibições. A cada mês o cineclube traz uma temática diferente visando incentivar discussões acerca de diversos assuntos que permeiam nossa sociedade, como política, cidadania, educação, igualdade de gênero, a luta antirracismo, os direitos das comunidades LGBTQI+, o cotidiano de pessoas com necessidades especiais, a diversidade religiosa, entre outros. 

 

Sobre o XII Encontro dos Programas de Pós-Graduação: Com o objetivo de promover o diálogo e a aproximação entre pesquisadores/as do campo da comunicação em Minas Gerais é que o Ecomig, desde sua criação, em 2008, vem integrando alunos e alunas dos programas de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Universidade FUMEC, PUC-Minas e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).  

Neste ano o evento tem como sede a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mais precisamente as dependências do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), em Mariana, nos dias 10 e 11 de outubro. O tema geral do encontro gira em torno da comunicação e da memória, suas disputas e tensões narrativas na atualidade. 


Fonte:

Deixe seu comentário