Portal da Cidade Mariana

Incentivo

BDMG Cultural lança editais do programa LAB CULTURAL

Programa visa valorizar e incentivar processos artísticos em Minas Gerais com editais nas áreas das artes visuais, artes cênicas e música e experimentação.

Publicado em 26/06/2020 às 23:15
Atualizado em

Gabriela Moulin e Sérgio Gusmão (Foto: Marcus Desimoni )

De 15 de junho a 7 de julho, o BDMG Cultural recebe inscrições para três editais do programa LAB CULTURAL. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas exclusivamente pelo site www.bdmgcultural.mg.gov.br.

Criado em 2020, o LAB CULTURAL é um programa de valorização e incentivo à pesquisa e desenvolvimento de processos artísticos e culturais em Minas Gerais e lança este ano três editais de bolsasnas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música e Experimentação Sonora – respeitando a segurança sanitária necessária para a realização das atividades e todas as indicações científicas para isso.

Entendendo que os processos são construções também coletivas, o programa valoriza a troca entre artistas, linguagens e com profissionais diversos do campo cultural, incentivando a construção de uma rede de profissionais ligados a arte e cultura dentro do Estado de Minas Gerais.

O programa LAB CULTURAL prevê ainda a geração e o compartilhamento de conhecimento e dos processos que serão desenvolvidos por meio de uma plataforma digital, ampliando as possibilidades de reflexão e diálogo com a sociedade.

Os projetos selecionados contarão com a tutela de profissionais das três áreas: a atriz, diretora e dramaturga Grace Passô é a tutora de Artes Cênicas; a curadora, pesquisadora e crítica de arte Julia Rebouças é a tutora pela área de Artes Visuais; e o compositor e músico Rafael Martini é o tutor da área de Música e Experimentação Sonora.

Este é um programa que reúne as esferas de fomento e de formação, centrado no processo de criação. Os profissionais que forem contemplados poderão desenvolver ações experimentais, pesquisas e projetos com a tutoria de importantes artistas e pensadores das três áreas. Além disso, eles participarão de momentos conjuntos, em que haverá o compartilhamento das experiências e as trocas entre as linguagens”, explica Gabriela Moulin, diretora-presidente do BDMG Cultural.

Segundo a diretora do BDMG Cultural, valorizar a formação em um processo de diálogo e olhar atentamente para o processo artístico, suas estratégias e modos de fazer, é uma construção importante para o momento atual e poderá provocar uma reflexão também sobre os desafios que o momento impõe à produção e circulação artística.

BOLSAS

Serão selecionados 30 projetos artísticos ao todo. Cada área – Artes Cênicas, Artes Visuais e Música e Experimentação Sonora – terá 10 projetos aprovados a serem desenvolvidos em 4 meses de pesquisa. Cada proposta selecionada receberá uma bolsa de R$ 6 mil a ser dividida nos 4 meses de pesquisa sob tutoria. Cada selecionado receberá também o valor de até R$ 1.500 exclusivamente para a produção dos projetos descritos e mediante reembolso. Poderão se inscrever aristas comprovadamente residentes em Minas Gerais há no mínimo dois anos.

SOBRE OS TUTORES

Artes Cênicas

Grace Passô (Belo Horizonte, 1980) é dramaturga, diretora e atriz que trabalha em parceria com diversas companhias e artistas brasileiros e foi cronista do Jornal O Tempo (MG). Atuou em companhias teatrais da cidade de Belo Horizonte, fundou o grupo Espanca!, onde permaneceu por nove anos e assinou a dramaturgia de seu repertório: Marcha para Zenturo, Amores Surdos, Por Elise e Congresso Internacional do Medo; também atuando como diretora dos dois últimos trabalhos citados. Atuou no filme Praça Paris (2018), de Lúcia Murat, e, além de integrar o elenco do espetáculo Preto (2017), dividiu a 9 dramaturgia com Marcio Abreu e Nadja Naira. Ministra workshops de teatro em companhias e instituições artísticas. Dentre os prêmios que recebeu, estão: Shell de Teatro e APCA, 2005 (dramaturga); SESC/SATED e Usiminas Sinparc, 2004 (atriz), Prêmio SESC/SATED, 2005 e 2006 (dramaturga); Usiminas Sinparc, 2006 (atriz e dramaturga). Com a estreia do espetáculo Vaga Carne, em 2016, recebeu os prêmios de Melhor Texto no Prêmio Shell de Teatro, Cesgranrio de Teatro e Questão de Crítica. Grace também recebeu outras indicações, como Prêmio Bravo!, 2016 (peça nacional), Prêmio APTR, 2016 (atriz), Shell de Teatro, 2009 (dramaturga), Qualidade Brasil, 2008 (atriz e dramaturga), Usiminas Sinparc, 2013 (atriz), Questão de Crítica, 2014 (direção), dentre outras indicações.

Artes Visuais 

Júlia Rebouças (Aracaju, 1984. Vive entre São Paulo e Belo Horizonte) é curadora e pesquisadora de arte. Foi curadora do 36º Panorama da Arte Brasileira: Sertão, MAMSP (2019). Ainda em 2019, foi curadora de Entrevendo: Cildo Meireles, no Sesc Pompeia, São Paulo (2019), com Diego Matos. Integrou a comissão de seleção e acompanhamento curatorial da 7ª edição da Bolsa Pampulha 2018/2019. Em 2018, realizou como curadora as exposições Entrementes, de Valeska Soares, na Estação Pinacoteca, São Paulo; e Mitomotim, 9 mostra coletiva no Galpão Videobrasil, São Paulo. Foi co-curadora da 32ª Bienal de São Paulo: Incerteza Viva (2016). De 2007 a 2015, trabalhou na curadoria do Instituto Inhotim, Minas Gerais. Foi curadora adjunta da 9ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre (2013). Tem graduação em Comunicação Social pela UFPE (2006). É mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFMG (2017).

Música e Experimentação Sonora

Rafael Martini é compositor e instrumentista, tem 4 discos lançados, “Motivo”, “Suíte Onírica” (com a Orquestra Sinfônica da Venezuela), “Haru” (em parceria com Alexandre Andrés) e “Gesto” (em parceria com Joana Queiroz e Bernardo Ramos). Já apresentou seu trabalho em diversas partes do mundo e coleciona vários prêmios como compositor e arranjador. É professor da Escola de Música da UFMG, onde dirige a Geraes Big Band e atualmente tem realizado concertos como integrante do grupo de Egberto Gismonti tocando acordeom.

Serviço

Inscrições abertas para o programa LAB CULTURAL

Editais nas áreas das artes cênicas, artes visuais e música

Período: 15 de junho a 07 de julho de 2020

Onde: www.bdmgcultural.mg.gov.br

Inscrições gratuitas

Fotos para imprensa: https://bit.ly/3ht0onD

Mais informações: (31) 3219-8691 - paulop@bdmg.mg.gov.br

Paulo Proença (assessor de comunicação)


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário