Portal da Cidade Mariana

datas especiais

Dia Mundial da Voz

O Dia Mundial da Voz assinala-se hoje e incentiva cuidados com a saúde e o uso da voz no contexto pessoal e social

Publicado em 16/04/2020 às 04:30
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

O Dia Mundial da voz tem como objetivo promover a saúde do aparelho vocal e prevenir doenças da laringe, e é uma data em que Unidades do Serviço Nacional de Saúde promovem rastreios gratuitos e alertam a população para os cuidados a ter com a voz, prevenindo eventuais problemas, por meio do diagnóstico precoce.

No entanto, é importante pensar não somente na voz como um processo de expressão sonora e oral, mas também a importância da voz no contexto pessoal e social. O que é ter voz? É ser ouvido, poder se expressar e se fazer notar na sociedade, como um indivíduo com particularidades e interesses que sim, importam.  

É fundamental que a comunidade consiga inserir e acolher seus membros, de maneira a fazer com que cada um tenha a sua importância - num contexto amplo - incorporando as demandas de cada indivíduo num todo. Assim, as pessoas podem ter e ser uma voz, individualmente ou em grupo. Não esquecendo das pessoas com deficiência que são afônicas, a coletividade deve permitir que tenham possibilidade de se expressar.  

A voz, em uma perspectiva ampla, é a visibilidade. Os indivíduos falam, a sociedade fala, o corpo fala, as necessidades básicas falam, o ser fala. Precisamos, certamente, nos permitir e nos expressar para que nos validemos, afirmando para o mundo: “Eu existo, eu estou aqui”. Não se deixe calar, não tema expressar seus anseios, seus desejos, suas carências… se permita! Diga sim, diga não. 

Pratique o ato de aceitar o que te oferecem e, não somente, rejeitar o que não quiser fazer. Pode parecer difícil dar início ao processo de se posicionar, mas ele é necessário para que possamos nos permitir e nos desprender daquilo que nos faz mal. Tenha coragem para determinar o seu destino de acordo com a sua personalidade e as suas vontades.  

Eventualmente, pode ser complicado para algumas pessoas o ato de se expressar ou oralizar suas carências, mas é um ato político e primordial. Pode nos fazer livres, notáveis e importantes. Não se deixe calar, use as suas linguagens - seja ela escrita, imagética, corporal, audiovisual, entre outras - e se manifeste diante do mundo. Permita-se ser!  

O Portal da Cidade de Mariana, enquanto um veículo de comunicação, incentiva que todos possam ter voz e se fazerem notar na coletividade. E, por isso, trabalhamos em prol da comunidade para que, juntos, possamos construir uma relação de diálogo entre mídia e comunidade. 

 

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário