Portal da Cidade Mariana

EXPOSIÇÃO

Mariana recebe exposição “Mário & Alphonsus Revisitados”

O célebre encontro entre os escritores mineiro e paulista completa 100 anos.

Publicado em 10/12/2019 às 22:17

O Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), inaugura, no dia 10 de dezembro, a exposição “Mário & Alphonsus Revisitados”.

A mostra acontece em comemoração aos 100 anos da marcante visita de Mário de Andrade ao poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens. Ela será recebida simultaneamente pelas antigas residências dos dois escritores, no Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana (MG), e na Casa Mário de Andrade, em São Paulo (SP), podendo ser visitada até julho de 2020.

A exposição revive este memorável momento das duas personalidades por meio de referências em cartas e publicações da época. A visita aconteceu em 10 de julho de 1919, em Mariana, onde Alphonsus residia. Serão promovidas, ainda, em horários agendados, interações entre os visitantes dos dois estados através da internet. Com a “revisitação”, os dois museus-casas buscam preservar e valorizar a construção da memória dos escritores.

Museu Casa de Alphonsus de Guimarens

Inaugurado em 1987, o Museu está instalado na casa em que o escritor viveu com a família no período entre 1913 e 1921. No centro histórico de Mariana, o imóvel tem características das construções coloniais, com padrões estéticos do fim do século XVIII até o início do século XIX.

O museu tem espaços expositivos, educativos, áreas de pesquisa, administrativas e de convivência. O acervo, composto por mais de mil itens, é fruto de doações feitas pela família e por amigos de Alphonsus de Guimaraens. Compõem o acervo a biblioteca particular do poeta, conjunto de fotografias, objetos referentes à vida privada, à carreira como juiz e à atividade literária e artigos publicados, poemas e correspondências.

Serviço:

Exposição “Mário & Alphonsus Revisitados”

Data: 10 de dezembro de 2019 a 31 julho de 2020

Horário: de terça a sexta-feira, das 12h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h

Local: Museu Casa de Alphonsus de Guimaraens – Rua Direita, 35, Centro – Mariana – MG

Entrada: Gratuita

Fonte: Secult


Fonte:

Deixe seu comentário