Portal da Cidade Mariana

Pré-Programação

Ouro Preto terá ‘Carnaval Imperial’, de cortejos tradicionais a show de Ludmilla

Cidade espera 65 mil foliões; festa vai homenagear bicentenário de título concedido por Dom Pedro I à cidade em 1823 (Veja a pré-programação)

Publicado em 11/01/2023 às 18:56

Veja a pré-programação do Carnaval de Ouro Preto 2023 (Foto: LINCON ZARBIETTI / O TEMPO)

O Carnaval de Ouro Preto 2023 promete entregar folia para todos os públicos. Com programação ampla que já começa neste mês de janeiro, na pré-festa, os moradores e turistas vão poder aproveitar desde os cortejos na cidade histórica até eventos fechados com grandes atrações como Luísa Sonza e Ludmilla. A cidade vai receber decoração especial para o tema do festejo do ano: “Carnaval Imperial”, uma homenagem ao bicentenário do título de Imperial Cidade de Ouro Preto concedido por Dom Pedro I. 

“Esse título deve ser lembrado e comemorado porque, na época, deu destaque à cidade e fez de Ouro Preto um polo da arte e da cultura”, explica a secretária de Turismo do município, Maria Margareth Monteiro. De acordo com ela, a escolha do tema do Carnaval 2023 rememora uma parte da história de Ouro Preto, quando Dom Pedro I visitou a cidade, que é Patrimônio Mundial pela Unesco.

A expectativa é que a festividade conte com cerca de 65 mil foliões, 30% a mais que a última edição, realizada em 2020. E a intenção é mesmo que o público aproveite o evento público e gratuito. “Nós queremos intensificar o Carnaval de rua. Queremos que o turista e a comunidade saia de casa e venha celebrar a vida”, conta Monteiro. “Afinal de contas, foram dois anos parados, e agora a gente pode, com cautela, viver um pouco a liberdade de transitar pelas ladeiras da cidade”, continua. 

A festa começa neste mês, no dia 14, 30 dias antes da data oficial do Carnaval, com a apresentação do samba-enredo e das rainha de bateria das nove escolas de samba registradas, e só termina na manhã da Quarta-Feira de Cinzas. Um retorno já esperado é o da Escola de Samba do Morro Santana, tradicional desde 1957 e que havia parado com as atividades, mas está em processo de reconstrução e volta a tempo do início da folia. 

Aos saudosos pelos blocos de rua, como os tradicionais Balanço da Cobra e Zé Pereira dos Lacaios – o mais antigo do país ainda em atividade –, a alegria está garantida pelas ruas históricas de Ouro Preto. São 14 blocos já confirmados e a todo vapor. O cortejo oficial começa na quinta, 16 de fevereiro, quando o Vermelho i Branco dá a largada. “O público pode esperar por um grande Carnaval”, celebra Monteiro. 

O investimento vale a pena, segundo a secretária Maria Margareth, e o lucro é garantido. “O turismo valorizou nos últimos meses”, explica ao contar que de abril a setembro deste ano houve uma recuperação de 6.000 a 8.000 empregos na área. “Já estamos organizando junto ao setor a oferta de hotéis, pousadas, restaurantes e o que mais for preciso para atender ao grande público que esperamos para o Carnaval”. 

Quem escolher Ouro Preto para passar o feriado da folia, vai se deparar com a cidade enfeitada com artesanatos típicos de Minas, como os balaios de bambu, bordados e rendas. “Vamos valorizar o artesanato local com linhas do nosso barroco”, garante Monteiro. 

A decoração vai de encontro com o tema do Carnaval, que também deve virar canção. “Ainda não sabemos se vai ser samba ou chorinho, mas a ideia é que a autoria seja de nossos artistas locais e a composição fale da Imperial Cidade de Ouro Preto”, garante.

Pré-programação 

Carnaval de Ouro Preto 2023 – ‘Carnaval Imperial’

14/01/2023 - Abertura do pré-Carnaval – Local e horário ainda a definir 

Apresentação do samba-enredo e rainha de bateria das nove escolas de samba. Haverá outras apresentações musicais e praça de alimentação. 

16/02/2023 - Início do desfile de blocos, com Vermelho i Branco – sai do bairro Rosário e vai arrastando foliões pelas ruas históricas de Ouro Preto – e shows no palco da praça Cesário. 

16/02 à 22/02 - Cortejo dos blocos – programação ainda a definir 

18/02 e 19/02 - Desfile das Escolas de Samba + avaliação das três primeiras colocadas

18/02 - Bloco do Caixão – início às 14h, local a definir, presenças confirmadas de Ludmilla, MC Hariel e DJ Gbr 

19/02 - Bloco Cabrobró – início às 14h, Espaço Folia, presenças confirmadas de Luísa Sonza, Turma do Pagode, Gabriel do Borel e OwnBoss 

20/02 - Bloco da Praia – início às 14h, local a definir, presenças confirmadas de Matheus Fernandes, DJ Lucas Beat, Mc Jacaré e Vou Zuar 

21/02 - Bloco Chapado – início às 14h, local a definir, presenças confirmadas de Dennis DJ, KVSH e Pixote

Fonte:

Deixe seu comentário