Portal da Cidade Mariana

Novidade

Rádio UFOP Mariana entra no ar hoje

A primeira transmissão marca também a criação do Sistema UFOP de Rádio

Publicado em 01/05/2020 às 04:00
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

A nova emissora nasce em parceria com a Rádio UFOP Educativa de Ouro Preto e terá sede no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), em Mariana. A primeira transmissão acontece nesta sexta (1), a partir de 17h, através da faixa 103,5 em frequência modulada (FM).

A reitora Cláudia Marliére ressalta a importância da autorização da criação da nova emissora em Mariana, que vem complementar a formação dos estudantes de Jornalismo e integrar os demais cursos localizados na cidade. "A rádio proporcionará a liberdade de trabalhar a educação da melhor forma possível e com qualidade. A informação é a alma da libertação, do conhecimento, da prevenção, e isso nos fortalece enquanto instituição", afirma. 

Inicialmente, a rádio poderá ser ouvida pelo dial em Mariana e em alguns distritos no entorno da cidade. Num futuro próximo, o ouvinte também poderá acompanhar a programação pela internet. 

A emissora está ligada à Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI) da UFOP e tem como objetivo fortalecer a integração entre a Universidade e a comunidade no seu entorno.

A UFOP está em Mariana desde 1979, quando foi criado o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), e este é um marco para a relação entre a Instituição e o município. 

"A Rádio UFOP Mariana se configura como uma construção coletiva. A nossa missão de produzir uma comunicação pública e de caráter educativo vai se comprovando, e a missão de fortalecer o diálogo com as nossas comunidades se consolida com a chegada da Rádio em Mariana", ressalta o coordenador da CCI, Chico Daher. 

SISTEMA UFOP DE RÁDIO

Esta primeira transmissão marca também a criação do Sistema UFOP de Rádio, que agrega duas emissoras diferentes: a Rádio UFOP Ouro Preto, com a frequência 106,3, e a Rádio UFOP Mariana, com a frequência 103,5. 

Neste primeiro momento, as duas rádios terão a mesma programação, mas a ideia é que, gradualmente, cada rádio tenha mais conteúdo exclusivo e atenda melhor às especificidades de cada cidade.

Segundo o controlador de operações da Roquette Pinto, Danilo Nonato, "para o futuro, a ideia é manter a unificação da programação em alguns horários e, em outros, atender a demanda de cada cidade, Ouro Preto e Mariana".  

Nos próximos anos, outras emissoras de rádio que possam vir a ser criadas pela UFOP serão agregadas ao Sistema. Chico Daher conta que a ideia é que o sistema continue crescendo, levando a

Universidade para cada vez mais cidades e pessoas, "ouvindo as vozes de nossas comunidades e também levando conhecimento que se gera. Essa troca de saberes renova o espírito do rádio, transformando-o num poderoso instrumento de inovação social".  

INTEGRAÇÃO  

Com a criação da nova emissora, a comunidade acadêmica do Icsa e do ICHS tem a oportunidade de criar formas de divulgar o conhecimento gerado dentro de seus muros. 

O diretor do Icsa, José Benedito Donadon Leal, comenta que os benefícios podem ir além da divulgação científica. "Uma rádio FM educadora é bem vinda porque é uma emissora que vai promover a integração não só entre os institutos da Universidade, mas com as escolas estaduais, municipais e privadas". Dessa forma, o diretor espera que a rádio integre ainda mais os institutos de Mariana e os cidadãos marianenses. 

A cidade também tem expectativas com a chegada da emissora. O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, destaca o papel da Rádio como parceira do município. "Entendemos que, além da contribuição para cada aluno que passar pela rádio, a emissora vai trazer informações de qualidade e matérias que sejam importantes para toda nossa população. Vejo este momento como um grande ganho para a população". 

HISTÓRICO  

O processo de implantação da Rádio UFOP Mariana teve início em 2012, quando a Instituição saiu vencedora do 5° Aviso de Habilitação do então Ministério das Comunicações, publicado em dezembro de 2011, seguido da aprovação do projeto técnico.

O convênio com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) foi assinado em maio de 2017 e somente em abril de 2020 a emissora foi autorizada a transmitir sua programação em caráter experimental.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário