Portal da Cidade Mariana

Novo PAC

Mariana recebe recursos do Novo PAC

O vice-prefeito de Mariana, Cristiano Vilas Boas (PT), participou da cerimônia no Palácio do Planalto junto ao presidente Lula e os ministros.

Publicado em 14/03/2024 às 20:40

O PAC Cidades Históricas aprovou projetos de proteção ao patrimônio histórico cultural, como o restauro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no distrito de Santa Rita Durão. (Foto: Portal Aventuras)

Na última quinta-feira (07/03), o Governo Federal anunciou a primeira etapa do Novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC Seleções), programa que vai investir 23 bilhões nas áreas de saúde, educação, esporte e cultura. 


O vice-prefeito de Mariana, Cristiano Vilas Boas (PT), participou da cerimônia no Palácio do Planalto junto ao presidente Lula e os ministros. Entre as cidades contempladas pelo Novo PAC, está o município de Mariana-MG, que receberá recursos para a construção de uma nova creche e para a compra de novos ônibus escolares. Além disso, a cidade que já lidera o ICMS Cultural, há 15 anos, foi novamente contemplada pelo PAC Cidades Históricas, tendo aprovado projetos de proteção ao patrimônio histórico cultural, como o restauro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no distrito de Santa Rita Durão.

Por meio do PAC Cidades Históricas, lançado pela Presidenta Dilma Rousseff em 2014, várias igrejas e prédios históricos da cidade de Mariana já foram restauradas, como a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, a Casa de Câmara e Cadeia, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, e a Igreja de São Francisco de Assis, que, em setembro de 2023, foi reaberta com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes. 

O município também inscreveu diversos outros projetos nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura e proteção ao Patrimônio Histórico, que estão em análise para as próximas etapas do PAC. 

O vice-prefeito agradeceu o Presidente Lula pela atenção com o município de Mariana “Vamos continuar trabalhando junto ao prefeito Celso Cota e os deputados federais do Partido dos Trabalhadores para garantir recursos do Governo Federal para nossa cidade. Aproveitei a oportunidade para convidar o Presidente Lula para vir a Mariana receber o título de Cidadão Honorário que concedi a ele no meu primeiro mandato de vereador na Câmara de Mariana. Muito obrigado Presidente Lula pelo carinho e atenção com nossa Mariana. Esperamos o senhor em breve na primeira cidade de Minas.” Afirmou Cristiano Vilas Boas. 


Foto: Ricardo Stuckert 

Fotografia Presidência da República

Fonte:

Deixe seu comentário