Portal da Cidade Mariana

Patrimônio

Ouro Preto restaura casas históricas

Inicialmente serão realizados restauros em três casas dos séculos XVIII e XIX, de propriedade de famílias de baixa-renda.

Publicado em 28/07/2022 às 08:32

A restauração das casas pretende uma maior proteção ao patrimônio histórico (Foto: Tripadvasor - Casa da Baronesa)

Ouro Preto possui um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do País. Para preservar as características históricas e culturais das habitações, mantendo também a segurança dos moradores, o Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, com apoio do Escritório Técnico do Iphan em Ouro Preto e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), deu início ao Projeto BomSerá. Inicialmente serão realizados restauros em três casas dos séculos XVIII e XIX, de propriedade de famílias de baixa-renda. O projeto também realiza ações educativas, que acontecem em paralelo às oficinas de restauro, todas voltadas para a comunidade, professores e alunos do ensino médio de Ouro Preto e região.

As obras começaram ontem (27) e os interessados podem se inscrever nas oficinas até dia 1º de agosto. O objetivo é restaurar essas casas e capacitar os moradores das edificações que receberão as intervenções, para que possam eles mesmos realizar a manutenção preventiva de suas casas, educando e sensibilizando. Além disso, o projeto contribui para formar mão de obra qualificada para futuramente poder atuar em obras de restauração.


As oficinas contam com aporte pedagógico de carpinteiros, pedreiros, pintores e instaladores que atuam na área dos ofícios tradicionais, além de tecnólogos, pesquisadores e professores – os dois últimos, por meio de parceria firmada com o curso de Conservação e Restauração de Bens Imóveis do IFMG – Campus Ouro Preto, direcionadas a discentes da instituição, profissionais da construção civil em busca de qualificação e interessados.

O programa conta ainda com apoio técnico e legislativo do escritório do Iphan, em Ouro Preto. Aliado ao valor cultural das casas, o BomSerá amplia o senso de cidadania das famílias participantes, reforçando o sentido de lar a suas casas, através de reformas e promovendo sensibilização sobre preservação e os aspectos históricos da cidade. É um projeto proposto para colaborar com a preservação de imóveis tombados, numa ação que reforça autonomia e pertencimento da comunidade sobre seu próprio patrimônio.

O nome do projeto faz referência a um dos conjuntos que fazem parte das obras emergenciais integrantes do levantamento do IFMG. Bom-será ou Bomserá é uma construção típica do século XVIII, presente nas cidades históricas que fizeram parte do Ciclo do Ouro, em Minas Gerais (Ouro Preto, Mariana, Sabará e Caeté). Trata-se de edificações de grande valor histórico, cuja principal característica é o uso de “parede-e-meia”. Essas construções foram edificadas encostadas, umas nas outras, a partir de uma única estrutura, divididas em várias residências. Diz a tradição, que nesses conjuntos, onde uma edificação sustentava a outra, famílias viviam misturadas. Que do desejo de uma convivência harmoniosa surgiu a saudação Bomserá.

“BomSerá” tem apoio do Ministério do Turismo, Instituto Cultural Vale e do Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto como gestor. Foram investidos R$ 1.400.000,00 neste projeto que tem duração prevista para seis meses.

Para a comunidade escolar serão oferecidas duas edições da “Oficina de formação em linguagens”, que têm como objetivo abordar conhecimentos relacionados à cultura, à preservação e à memória em contato com as oficinas de restauro. Elas são totalmente gratuitas e serão selecionados 30 candidatos para cada edição. A primeira edição é dirigida a estudantes do ensino médio, onde os participantes selecionados terão acesso a uma bolsa de estudos e a segunda edição é voltada para professores de escolas públicas e privadas, de Ouro Preto e região.

Para os moradores da cidade – ao longo do desenvolvimento das oficinas de restauro serão organizadas conversas, dinâmicas e visitas mediadas às obras, promovendo o diálogo com o patrimônio histórico e cultural, material e imaterial.

Fonte:

Deixe seu comentário