Portal da Cidade Mariana

Turismo

Câmara discute potencial ecoturístico de Mariana

A natureza da primaz de Minas encanta e atrai turistas de muitos lugares do mundo, por esse e outros motivos deve ser preservada.

Publicado em 06/05/2021 às 05:38
Atualizado em

(Foto: Iris Ventura)

A Câmara de Mariana realizou na última sexta-feira (23) um debate com o objetivo de discutir o potencial do ecoturismo em Mariana, atendendo ao requerimento 87/2021, do vereador Ricardo Miranda (Republicanos).

De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Cristiano Cassimiro, o Conselho de Turismo de Mariana, que retomou as atividades este ano (após 5 anos inativo), tem trabalhado para desenvolver o ecoturismo no município. O Secretário de Esportes, Bruno Freitas, destacou que as Competições de Mountain Bike são fatores importantes para o crescimento do setor na cidade. O ecoeducador e guia de turismo, Célio Mól, que atua no ramo do ecoturismo desde os 17 anos, defendeu a necessidade da criação de um Parque Municipal voltado para a preservação ambiental e ecoturismo. Para Célio Mól, a "Serrinha" seria um ponto ideal para a instalação do parque.

O atleta Ruy Vidal cobrou conscientização dos visitantes para a preservação das trilhas e do meio ambiente, em especial alguns visitantes que levam produtos para consumo e deixam a embalagem pelo caminho. Anderson Ricardo, presidente da ACM, queixa que ocupações irregulares avançam com os anos nas trilhas.

O Projeto “Trilhas Históricas” foi apresentado por Thales Capute, do MTBC. De acordo com Thales o Projeto já tem quatro anos de existência e é focado na manutenção sustentável das trilhas. Ele destaca que os grandes eventos esportivos movimentam bastante a economia da cidade, porém são bastante pontuais, e sugere que a cidade crie um calendário para abrigar mais atividades da modalidade. O Jornalista Leandro Henrique dos Santos, do “O Espeto”, propôs o levantamento das áreas do município para que haja regulação fundiária, feitos pelo IPHAN e as entidades do poder público.

A mineração ilegal, o patrulhamento das trilhas e cachoeiras, alternativas econômicas para a viabilidade do escoturismo e o tombamento de ruinas históricas, também foram pautas discutidas na reunião.

Confira a reunião na íntegra, clicando aqui.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP 👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário