Portal da Cidade Mariana

Empreendimento

Ouro Preto vai receber complexo hoteleiro da rede Vila Galé

A novidade promete atrair ainda mais turistas para a cidade, além de gerar novos empregos

Publicado em 05/04/2023 às 11:29
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

A rede Vila Galé vai construir um complexo hoteleiro em Ouro Preto, mais precisamente no distrito de Cachoeira do Campo. O grupo, conhecido internacionalmente, é a maior rede de resorts do país e a segunda maior rede de hóteis de Portugal. As negociações vinham sendo feitas entre o executivo municipal e o presidente da Vila Galé, e a notícia foi confirmada na última segunda-feira (03/04).

O prédio do antigo Colégio Dom Bosco foi o local escolhido para receber a primeira unidade do Vila Galé da região. A construção é da metade do século XVIII e abrigou inicialmente o quartel do Regimento de Cavalaria da Colônia, onde serviu Tiradentes. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o colégio conta com uma área de 520 hectares e, de acordo com registros históricos, já recebeu a visita de Dom Pedro I e Dom Pedro II.

O Colégio ficou na mira do presidente da hotelaria portuguesa, Jorge Rabelo de Almeida, desde sua visita à cidade, em novembro do ano passado. Na ocasião, Jorge visitou outras cidades mineiras, como Brumadinho, mas se encantou pela histórica Ouro Preto. “Fomos muito bem recebidos em Inhotim e maravilhosamente recebidos em Ouro Preto. Visitamos várias áreas para avaliar o que será feito”, declarou.

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, que acompanhou a visita, destacou as expectativas com o novo empreendimento: “Ouro Preto e Cachoeira do Campo aguardavam com grande ansiedade uma definição sobre o imenso edifício que já foi quartel e colégio. Agora, com um super-hotel de bandeira internacional, comemoramos a conquista que trará benefícios para toda a região e para o Estado. Graças à soma de esforços entre o governo mineiro, os Salesianos e a Prefeitura, teremos um polo internacional de turismo em Cachoeira do Campo”.

Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, ressalta que a vinda de uma rede internacional de hotéis é importante para a geração de emprego e renda para a nossa cidade, e também para atrair turistas estrangeiros para Ouro Preto: “Recebemos o presidente do grupo e sua equipe técnica e mostramos alguns espaços na sede e nos distritos, acompanhados de representantes da Secult e do Invest Minas. Posteriormente, fomos informados do acordo do Grupo Vila Galé e Salesianos para ocupação do antigo Colégio Bom Bosco em Cachoeira do Campo”, conta o secretário.

O secretário ainda informou que o Grupo Vila Galé deixou claro que o modelo histórico será respeitado na construção do hotel na cidade, valorizando e preservando o patrimônio, e não o resort, como no nordeste: “A proposta é que seja no mesmo padrão de Portugal, de cunho histórico e cultural, respeitando a história do antigo quartel e Colégio Bom Bosco”.

O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, também comentou sobre os benefícios de receber uma rede de hotéis como a Vila Galé: “Depois de várias visitas, o Grupo concluiu que o ideal seria instalar o hotel no antigo quartel, em Cachoeira do Campo, com uma estrutura de grande porte. Com entusiasmo, nós esperamos que a geração de emprego e renda favoreça ainda mais o fortalecimento do turismo em Ouro Preto”.

No total, a rede hoteleira Vila Galé, possui 37 unidades, 10 no Brasil e 27 em Portugal. Há 20 anos, o primeiro hotel foi inaugurado em solo brasileiro, em Fortaleza e, a última unidade do grupo no Brasil foi o Vila Galé Alagoas, inaugurado em agosto de 2022, um investimento de R$ 150 milhões que proporcionou a criação de 350 novos postos de trabalho.

Vila Gale Collection, situado em Braga


Resort Vila Galé Marés, Em Guarajuba

A expectativa para o empreendimento em Ouro Preto é grande e a população aguarda ansiosa colher bons frutos dessa novidade, que promete atrair ainda mais turistas para Minas Gerais.

Fonte:

Deixe seu comentário