Portal da Cidade Mariana

Beleza histórica

Feriado prolongado atrai turistas para Ouro Preto

O feriado prolongado atraiu turistas para a cidade, que recebeu mais visitantes na data deste ano do que nos anos anteriores.

Publicado em 01/11/2020 às 06:00
Atualizado em

(Foto: Divulgação I Raimundo saraiva)

O feriado prolongado no estado tem levado profissionais do setor turístico de Ouro Preto a investirem na cidade como destino de turistas.

Segundo o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (Aceop), Paulo Raimundo Ferreira, o feriado de Finados não é uma data de opção de turismo. Contudo, o fato de cair na segunda-feira (02) juntamente com a comemoração do Dia do Servidor Público ter sido alterada para a sexta-feira (30), resultou em um fim de semana prolongado e isso muda o cenário.

Com o hotel e a pousada lotados, o empresário Raimundo Saraiva diz que Finados nunca foi um feriado de movimento turístico. “Apesar de não ser um feriado de demanda para Ouro Preto como o carnaval, Semana Santa e 12 de outubro, com a Festa do 12, esse ano fiquei surpreso. Quando a hotelaria recebe muita gente, isso reflete no movimento do comércio, principalmente no comércio voltado para os turistas.”

Animada com o movimento nos finais de semana, a empresária Ione Pena, acredita que os dois feriados juntos vai atrair muitas pessoas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. “Minha loja é dentro do Centro histórico, as pessoas que visitam a cidade gostam do artesanato em geral e esse tipo de produto tem grande saída, estou esperançosa”, conta. 

De acordo com Saraiva, dois fatores que contribuíram para o aumento da demanda nesse ano. “Primeiro, porque cai na segunda-feira, formando um feriado prolongado e, segundo, porque muitas pessoas têm se sentido presas dentro de casa por causa das medidas prolongadas de isolamento social, e, mesmo quem não tinha o costume de viajar, agora, só pelo psicológico, tem buscado roteiros internos no país.

Atendendo as medidas do plano Minas Consciente, Ouro Preto entrou na onda verde no dia 14 de outubro e, por isso, diversos serviços considerados não essenciais, como museus e bares, puderam abrir. Segundo Paulo Raimundo, o feriado de Finados é o primeiro a receber os turistas após tanto tempo sem distração. 

A pandemia da COVID-19 demanda ainda mais atenção e cuidado no que se refere a serviços, higiene, limpeza e normativas. Atendendo as exigências de adequações, foram desenvolvidos novos padrões ainda mais rígidos. Os dois estabelecimentos hoteleiros do empresário estão funcionado com a capacidade de lotação de 50%. “Mesmo com as medidas protetivas de redução, o resultado foi positivo para esse feriado. Queremos atender com segurança e Ouro Preto continuar de braços abertos para os visitantes em qualquer época do ano."


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário