Portal da Cidade Mariana

Reconhecimento

Igreja de Ouro Preto fica entre as dez mais belas do Brasil em ranking espanhol

Todo o Estado de Minas Gerais teve quatro Igrejas incluídas na lista

Publicado em 31/05/2021 às 03:33

Matriz Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto. (Foto: Reficio)

A agência espanhola Civitatis listou as dez mais belas igrejas do Brasil e quatro delas são mineiras. Dentre as quatro, uma delas que se destacou foi a Matriz Nossa Senhora do Pilar, localizada em Ouro Preto. As cidades de Minas Gerais contempladas além de Ouro Preto foram Congonhas, Sabará e Belo Horizonte.

Os artistas responsáveis pelas obras de turismo religioso no país vão de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a Oscar Niemeyer. Entre essas obras vemos tesouros arquitetônicos de estilos variados, como o barroco, o modernismo, neogótico e neorrenascentista.

Além da Matriz Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, se destacaram em Minas Gerais a Basílica Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, a Igreja Nossa Senhora do Ó, em Sabará e a Igreja São Francisco de Assis, conhecida como igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte.

Durante a pandemia, infelizmente as visitas turísticas foram suspensas. Inclusive, em Ouro Preto. Em 2019, antes da pandemia, a Matriz Nossa Senhora do Pilar recebeu 116 mil visitantes. Até em 2020, quando as restrições de combate ao avanço do coronavírus já estavam em vigor, 38 mil pessoas passaram diante de seu altar.

Atualmente, a Matriz está aberta à visitação de terça a domingo, das 9h às 16h45, com intervalo das 11h às 12h. Há restrição de, no máximo, 70 visitantes, e a presença em missas, batizados e casamentos deve ser agendada.

A Secretaria Municipal de Turismo desenvolveu um passeio virtual, que pode ser acessado no Instagram @tur_ouropreto para conhecer remotamente a Matriz.



Receba as notícias por meio do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP 👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário