Portal da Cidade Mariana

Premiação

São Bartolomeu é indicado a título de “Melhor Vila Histórica”

Distrito de Ouro Preto se destaca pelas tradições, gastronomia e belas paisagens naturais

Publicado em 16/09/2021 às 15:55
Atualizado em

(Foto: Divulgação Mídias)

Pessoas que tiveram oportunidade de visitar São Bartolomeu afirmam que o destino deixou saudades. Acontece que o pequeno vilarejo reúne as mais belas tradições e uma economia sustentável.

São Bartolomeu foi um dos três destinos brasileiros selecionados pelo Ministério do Turismo para concorrer ao título de Melhor Vila Histórica do mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo, agência das Nações Unidas.

A inscrição de São Bartolomeu no concurso foi feita pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio da Prefeitura de Ouro Preto. O Secretário de Turismo local, Rodrigo Câmara diz estar positivo e que pretende conquistar mais um título para unir-se com a premiação já conferida ao outro distrito, Lavras Novas. “Ouro Preto já havia recebido, pelo distrito de Lavras Novas, o título de um dos destinos mais acolhedores do Brasil, pelo Travellers Review Awards 2021, da plataforma Booking.com, e agora comemora São Bartolomeu como uma das Melhores vilas turísticas do mundo.

A quantidade de habitantes do local é levada em conta na avaliação que define a premiação. Cada lugar deve ter cerca de 15 mil habitantes. A presença nas mídias sociais e a localização da paisagem onde são realizadas atividades tradicionais, como pesca, agricultura e silvicultura, também são critérios.

Concorrerão com o vilarejo de São Bartolomeu, a Vila de Enxaimel, em Pomerode (SC) e o distrito Alberto Moreira, em Barretos (SP), indicados pelo MTur.

São Bartolomeu - O distrito que fica há 13 km de Ouro Preto é um dos mais antigos de Minas Gerais , com documentos datados no fim do século XVII. Famoso por suas iguarias, tais como doces, goiabadas, cachaças, mel, São Bartolomeu também possui importantes monumentos turísticos, como a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Casario do Centro e a Matriz de São Bartolomeu. O distrito conta com a festa do padroeiro e importantes atrativos naturais, como a Cachoeiras de São Bartolomeu e o Rio das Velhas.



A goiabada de São Bartolomeu recebeu em 2010 o selo de Patrimônio Imaterial de Ouro Preto. A festa do padroeiro é realizada no mês de agosto. 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Fonte:

Deixe seu comentário