Portal da Cidade Mariana

AÇÃO

II Campanha de Vacinação contra Brucelose é realizada com sucesso em Mariana

Foram 320 propriedades atendidas, somando um total de 1377 animais de 3 a 8 meses de idade vacinados

Publicado em 19/12/2019 às 21:47

(Foto: MARCELO CARDOSO | PREFEITURA DE MARIANA)

A Secretaria de Desenvolvimento Rural informa que a II Campanha de Vacinação contra Brucelose em bezerros está encerrada. Foram 320 propriedades atendidas, somando um total de 1377 animais de 3 a 8 meses de idade vacinados.

A Brucelose é uma doença causada por bactérias e pode ser transmitida para os homens por meio de contato com animais infectados ou com produtos derivados do mesmo, como o leite. Por isso, a vacinação é tão importante para o controle da doença.

Vacinar contra a Brucelose é uma questão de saúde pública, dessa forma, Leonardo Faria Santos, veterinário responsável pela vacinação, explicou que as doses são doadas pela prefeitura para o produtor que possui bezerras de 3 a 8 meses. Além disso, também é fornecida a execução do serviço. “A nossa mão de obra, deslocamento e aplicação da vacina, é por conta da prefeitura, é um serviço gratuito para o produtor rural”, disse Leonardo. Dessa maneira, o produtor não tem nenhum tipo de gasto com a vacinação e ainda fica protegido da doença. Leonardo ainda ressaltou que somente um veterinário pode realizar a aplicação da vacina. Ele explicou que as doses são produzidas com o vírus atenuado, ou seja, com agentes infecciosos vivos, sendo alto o risco de contaminação.

Ao longo do ano acontecem duas campanhas de vacinação contra Brucelose, uma no início, entre janeiro e março, e outra no fim, entre setembro e outubro. O produtor rural que tiver animais fêmeas de 3 a 8 meses deve procurar a secretaria para agendar a vacinação do seu rebanho.

Para mais informações, a Secretaria de Desenvolvimento Rural está localizada no Centro de Convenções, Praça JK, sem nº. Telefone: 3558-4173.


Fonte:

Deixe seu comentário