Portal da Cidade Mariana

Coluna

A estação das flores traz consigo a esperança

Confira a nossa coluna com opiniões sobre os fatos da semana I Produzida pela jornalista Júlia Souza.

Publicado em 19/09/2020 às 07:45
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

Nos aproximamos da primavera, uma das épocas mais bonitas do ano em função do florescer das plantas e da exuberância do entardecer tropical. Em Mariana, o espetáculo é ainda mais deslumbrante: ver o sol se pôr entre os casarios históricos é uma cena emocionante, de tirar o fôlego.

 A estação das flores traz, também, muito calor e o retorno das chuvas que lavam as janelas e a alma. O calor que ora sufoca, ora acalenta é rotina, mas este ano ele vem se mostrando como uma esperança.  

Em meio à pandemia do novo coronavírus, testemunhamos as dúvidas e incertezas percorrerem boa parte dos indivíduos - desde os cientistas mais experientes até as crianças - e dos campos da sociedade.

Contudo, no meu dia a dia venho ouvindo uma afirmação recorrente: “este calor vai acabar com o vírus”, “a transmissão do vírus vai diminuir no calor”, “pode ser que o calor ajude a acabar com a pandemia”... afirmações que vêm de diversas pessoas, porém a origem é a mesma: esperança.  

Não há respaldo científico que comprove que as altas temperaturas vão amenizar a pandemia, inclusive temos visto índices elevados de transmissão e contágio da doença em cidades e estados que têm altas temperaturas o ano inteiro.  

Porém, não faço uma crítica àqueles que veem na primavera a solução. É difícil não se emocionar com o desabrochar dos ipês, hibiscos, orquídeas… é difícil ver a natureza em sua mais rica manifestação e não se conectar com a resiliência da mãe Terra.  

É importante que, mesmo com esperança e fé, possamos nos manter em segurança, fazer a manutenção da saúde e persistir nos protocolos de proteção e higiene pessoal. Entretanto, pelo bem da saúde mental e do bem estar coletivo, é necessário acreditar que podemos mudar o normal e que dias melhores virão.  

Eu, pessoalmente, sorrio quando vejo a confiança e as perspectivas nos olhos de nosso povo. Sinto a coragem, a alegria, a conexão com o tempo… e assim me fortaleço, não pelo que está em mim, mas pelo que está em nós.  

 

Júlia Souza / Jornalista / Mariana

Esperança

Apesar de o momento presente se mostrar difícil, a esperança e a coragem são a nossa única ferramenta para construir o futuro... a vida não para, e precisamos nos firmar nessas emoções para seguir em frente!

Júlia Souza / Jornalista / Mariana

 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados aos autores do texto e ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

[Este texto foi produzido pela jornalista Júlia Souza, não sendo de redação do Portal da Cidade e, deste modo, pode não representar as opiniões da empresa.] 

Fonte:

Deixe seu comentário