Portal da Cidade Mariana

PARQUE

Área onde será estabelecido Parque do Cruzeiro em Mariana é regularizada

Prefeitura Municipal avança em projeto para implementação de área destinada à população

Publicado em 17/06/2019 às 07:49
Atualizado em

(Foto: Marcelo Novais I Portal da Cidade Mariana)

A pedido da Prefeitura de Mariana, o Cartório de Registro de Imóveis de Mariana realizou a regularização fundiária da área onde será implantado o Parque do Cruzeiro.

“Precisávamos comprovar propriedade do local para iniciar as obras, conseguir aprovação do IPHAN, financiamento ou qualquer outro tramite. Para isso, era necessário regularizar a área, que antes pertencia à sesmaria. Agora que já temos tudo acertado, daremos continuidade ao projeto”, ressaltou o prefeito Duarte Júnior, enfatizando a importância do Parque para o município. “Além de ter uma proposta de preservação, o Parque do Cruzeiro tem propósitos culturais, paisagístico, de lazer e de turismo. Mariana só tem a ganhar”.

Acredita-se que essa seja a primeira regularização do tipo em Minas Gerais, segundo a oficial do escritório, Ana Cristina de Souza Maia. “A área foi adquirida pelo município no século 18, quando a cidade foi fundada. Resolvemos um problema de, praticamente, três séculos, que é delimitar uma propriedade pública com origem na carta de sesmaria de Mariana”, explicou.

Segundo a engenheira civil e coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Anna de Grammont, o projeto da sede do Parque e do Mirante já está pronto e foi apresentado para o IPHAN, aguardando, agora, aprovação. “Após aprovação, faltará apenas realizar os projetos complementares, como hidráulico, elétrico, estrutural e outros, para licitarmos. É importante destacar que o plano de manejo da obra também já foi elaborado e aprovado”, disse.


Fonte:

Deixe seu comentário