Portal da Cidade Mariana

Renova

Famílias atingidas pela barragem de Fundão ainda negociam indenizações

A partir deste mês de abril, está prevista uma assessoria jurídica para auxiliar os atingidos nas negociações junto à Fundação Renova

Publicado em 24/04/2019 às 01:07
Atualizado em

Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), foi destruído com rompimento da barragem de Fundão (Foto: Raquel Freitas/G1)

As famílias de Mariana que foram atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão ainda aguardam indenizações por danos materiais e dano moral. Das 882 famílias cadastradas, 212 iniciaram as negociações com o Programa de Indenização Mediada (PIM), da Fundação Renova, e até o memento apenas 22 negociações foram concluídas. 

Em audiência realizada em outubro de 2018, no Fórum de Mariana, foi decidido que a Assessoria Técnica Cáritas, responsável pelo cadastramento das famílias, repassará um dossiê com o resultado do cadastro para a Fundação Renova para que, no prazo de três meses, sejam apresentadas as propostas. Até o momento, 25 dossiês foram entregues para a Fundação Renova. 

Segundo a Fundação Renova, cerca de R$ 1,5 bilhão foram pagos em indenizações e auxílios financeiros emergenciais em toda a região atingida pelo rompimento da barragem de Fundão. Já quanto aos processos indenizatórios pelos 19 mortos, 16 núcleos familiares foram integralmente indenizados, e um, parcialmente. Os dois núcleos restantes ainda discutem judicialmente.

Fonte:

Deixe seu comentário