Portal da Cidade Mariana

Novidade

Fundação Renova elabora novo projeto "Escola Segura"

A finalidade das ações é de preparar os alunos e professores para emergências ambientais

Publicado em 23/04/2018 às 00:45

(Foto: Divulgação I Fundação Renova)

    Com a finalidade de tornar a população mais atenta dos riscos, ameaças e vulnerabilidade em relação à segurança e meio ambiente, a Fundação Renova elaborou o projeto “Escola Segura”. A atitude, construída coletivamente com a Defesa Civil dos municípios, acontece em Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, municípios afetados pelo rompimento da barragem de fundão, com a participação de alunos e professores da rede pública.

    O projeto tem se desenvolvido, desde fevereiro de 2018, em duas escolas de cada cidade. O fundamento do trabalho é capacitar à comunidade escolar, e assim, mobilizar o corpo docente, pais e alunos em diversas atividades como oficinas, palestras e treinamentos coletivos. A partir disso, a Fundação Renova tem como intuito fortalecer as ações preventivas junto à comunidade.

    Ao concluir essas etapas, a expectativa é que as instituições de ensino sejam capazes de conduzir um processo de gestão de segurança e meio ambiente, articulado com os órgãos de Proteção e Defesa Civis locais e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC – MG).

    A “Escola Segura” faz parte das ações da Fundação Renova que visam fortalecer os órgãos de Proteção e Defesa Civil dos municípios afetados pelo rompimento da barragem de Fundão. A iniciativa está prevista no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC). Assim, dentro desse contexto, em setembro de 2017, a Fundação entregou aos municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado novos equipamentos e veículos que reforçaram a estrutura do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). 

Fonte:

Deixe seu comentário