Portal da Cidade Mariana

Meio ambiente

Óleo de cozinha poderá ser descartado de maneira correta em Mariana

Uma parceira entre a Prefeitura e a empresa Bchem, visa transformar o óleo de cozinha descartado em biodiesel.

Publicado em 17/07/2018 às 07:35
Atualizado em

(Foto: Felipe Cunha )

Na última sexta-feira, dia 13, foi realizada uma ação através da Prefeitura de Mariana e Secretaria de Meio Ambiente em que busca sustentabilidade e preservação ambiental. Com uma parceria entre a empresa Bchem Combustíveis e a Secretaria de Meio Ambiente, demonstrações foram feitas em frente ao Centro de Convenções da transformação de óleo de cozinha em biodiesel. A parceria conta que a empresa comece a comprar o óleo que já é recolhido pela Associação de Catadores de Material Reciclável de Mariana (CAMAR) e, assim, fazer com que crie mais renda aos associados e proteja o ecossistema local.

A partir de estudos desenvolvidos pela empresa Bchem, 25 mil litros de água são contaminados a cada litro de óleo descartado de forma incorreta. Estima-se que nove bilhões de litros de óleo são dispensados na natureza e apenas 5% é reciclado. Com a reutilização do óleo, o processo gera um combustível 100% sustentável e sem resíduos.

A Secretaria, juntamente com o CAMAR, já tem pensado sobre os melhores locais para servirem como pontos de coletas do óleo de cozinha. Rodrigo Carneiro, secretário de Meio Ambiente, afirma que a população já pode enviar o óleo em garrafa pet para o CAMAR, mas que serão instalados pontos estratégicos de coleta. O secretário também ressalta sobre a importância da população se conscientizar sobre o assunto, e para isso, palestras serão montadas para as escolas da Rede Municipal. 

Fonte:

Deixe seu comentário