Portal da Cidade Mariana

Gestão Pública

Pedido de instituição de uma Delegacia da Mulher em Mariana foi aprovado

O vereador e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Mariana, Cristiano Vilas Boas, entra na luta pela implantação da Delegacia na cidade

Publicado em 21/04/2020 às 08:45
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

A equipe protocolou o pedido para que fosse implantada a delegacia da mulher em Mariana, pela Câmara, por meio de seu mandato parlamentar. Foi encaminhada uma cópia desse pedido para o delegado da Polícia Civil de Mariana, Cassiano Castellucci Arantes, que apreciou a ideia e pontuou, inclusive, que já vai preparar a delegacia da Polícia Civil para oferecer um atendimento exclusivo para as mulheres.


Entrevistamos o vereador, que pontuou: “A gente espera ter espaço físico, futuramente... o ideal é ter um espaço somente para funcionar a delegacia da mulher, separada da delegacia comum. Porque, muitas vezes, a mulher pode se sentir constrangida de levar denúncias de violência doméstica e agressões em ambientes masculinos, então essa questão de ter uma delegacia específica para mulheres seria para que elas se sentissem mais à vontade e mais seguras ao fazer as denúncias de violência.” 

Vilas Boas enfatizou que é importante que a delegacia seja implantada o quanto antes. Esclareceu que irão encaminhar o pedido para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio do deputado estadual Cristiano Silveira (Partido dos Trabalhadores), que está apoiando a causa.  

Além disso, a proposta vai ser encaminhada até o governo do estado, em função de que o sucesso da resolução depende, também, deste. E essa é uma movimentação importante, da qual o mandato atual e a Comissão de Direitos Humanos de Mariana estará à frente. 

Cristiano explica que, apesar de urgente, o pedido não depende unicamente das vias de ação municipal: “Vamos ter que articular bastante com a Assembleia de Minas e com o governo do estado, para que possamos ter essa delegacia da mulher funcionando em Mariana. E que pode, inclusive, ser uma delegacia regional, porque sabemos que um dos critérios verificados pelo estado para implantar esta delegacia é o número de habitantes, então se atendermos Mariana, Ouro Preto, e Itabirito, por exemplo, ficaria mais fácil de conseguir esta destinação.” 

E por qual motivo a cidade de Mariana?  

Mariana tem uma taxa elevada de violência contra a mulher, e abriga muitos moradores vindos de diversas partes do país e, até mesmo, do mundo. O desconhecimento do histórico desses homens pode promover um aumento do número de casos de violências contra as mulheres. Além disso, Mariana é uma cidade turística e universitária, com um perfil de abrigar um público feminino que está vulnerável a essas ações.  

Existem casos fora dos registros e estatísticas que, por vezes, não são apontados  nos números oficiais por falta de denúncias. E isso acontece em função da não existência desse espaço adequado para a mulher realizar e encaminhar essas denúncias.  

O vereador destaca: “E, enquanto presidente da comissão de direitos Humanos da Câmara Municipal de Mariana, eu e minha equipe temos essa preocupação e esperamos que possamos ter essa delegacia da mulher funcionando o quanto antes em Mariana para que as mulheres se sintam mais seguras”. 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário