Portal da Cidade Mariana

Conscientização

Queimadas começam a atingir a região de Mariana e Ouro Preto

Todo ano no período de estiagem, infelizmente, é comum o registro desse tipo de ocorrência, seja acidental ou criminosa.

Publicado em 04/07/2020 às 03:00
Atualizado em

Fumaça liberada por queimadas (Foto: Portal da Cidade de Mariana )

Cuidar da biodiversidade e da natureza em nossa cidade e região é responsabilidade de todos os cidadãos, mas nem todos têm esta consciência. É de nossas florestas e vegetações que vêm a água que bebemos, além do fato de que existe vida animal nessas localidades.


Ao promover queimadas, mesmo que de modo acidental, prejudicamos todo um ecossistema que vive e persiste quase que alheio de nossa existência mas, independente dessa questão, pode ser afetado por ela.

É importante ter atenção ao lidar e passar por áreas de vegetação e preservação ambiental, precisamos proteger o meio ambiente à nossa volta para que possamos subsistir em parceria com a natureza. 

Consequências das queimadas: 

  1. Contribui para o aumento do efeito estufa; 
  2. Diminui a oferta de água no planeta; 
  3. Compromete o solo; 
  4. É responsável pela destruição da flora e da fauna; 
  5. Desequilibra o clima de uma região; 
  6. As queimadas trazem sérios problemas à saúde humana, pois são extremamente prejudiciais à qualidade do ar. 

Os fatores apontados acima são alguns dos prejuízos que as queimadas podem causar na natureza, mas existem maneiras de evitar e prevenir a destruição e os incêndios.

As fagulhas, quaisquer que sejam suas origens, podem agir sobre a vegetação seca em função da falta de chuvas. Os focos de incêndio podem ter, inclusive, origens naturais. Porém infelizmente a maioria dos casos tem origem humana e, em áreas urbanas, começam próximos a habitações.

Veja como evitar as queimadas e proteger o meio ambiente:

  1. Evite jogar bitucas de cigarro no chão: Não descarte pontas de cigarro acesas no chão. Procure locais específicos de descarte do resto de cigarro, jogue-os apagados em uma lata de lixo, mas nunca no chão ou próximo a vegetação de qualquer tipo, de modo a conter o início de um incêndio.
  2. Não solte balões: Soltar balões é crime previsto no Art. 42 da Lei de Crimes Ambientais. A pena para quem comete esse crime é de um a três anos de detenção, além disso há uma multa. Balões são um dos principais motivos para enormes incêndios florestais, e põem em risco a vida de centenas de pessoas se caírem em áreas urbanas, onde podem interromper até mesmo o fornecimento de energia elétrica por danificarem fios. Evitar balões é uma das principais formas de como evitar as queimadas.
  3. Não faça fogueiras próximas a vegetação: Fogueiras são um risco em especial se forem montadas em áreas próximas a vegetação seca e pastagens, o que pode ocasionar em um incêndio.
  4. Evite queimar móveis ou lixo: Para se desfazer de lixo, muitas pessoas preferem queimá-lo a descartá-lo da forma correta com o auxílio de limpeza urbana. Busque fazer o descarte desse lixo de forma correta. Realize o descarte de latas de alumínio e pedaços de vidro da mesma forma, adequadamente, pois estes objetos podem esquentar ou refletir raios em folhas de jornal, por exemplo, e iniciar fagulhas que se transformam em focos de incêndio maiores futuramente.
  5. Capinar a área perto de sua casa: Se você mora em áreas com alta vegetação próxima a sua casa, diminua o risco de queimadas capinando faixas de terra próximas a sua propriedade. O risco de queimadas é maior em propriedades cercadas com vegetação bruta, sem qualquer contenção.
  6. Molhe faixas de terra seca: Sempre que puder, molhe faixas de terra e grama que estiverem secas próximas de sua residência. Dessa forma, é possível diminuir as chances de alguma faísca começar um incêndio de grandes proporções em áreas urbanas ou de preservação.

O que fazer em caso de queimadas?

Em casos de incêndios, o melhor a fazer é chamar os bombeiros por meio do número 193 (bombeiros militares) ou 156 (bombeiros civis), caso não consiga contato tente:

  • Mariana: 3557-2045 (Bombeiros Militares)
  • Ouro Preto: 3552-2718 (Bombeiros Militares)

Caso não consiga contatar nenhum dos números apontados acima, tente contatar a Polícia Militar ou a Guarda Civil Municipal e eles encaminharão as denúncias. 

Informe a localidade, se possível em detalhes, para que os profissionais cheguem a tempo para conter as chamas. Nunca tente apagá-las você mesmo! Afaste-se imediatamente e espere o socorro chegar.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.


Fonte:

Deixe seu comentário