Portal da Cidade Mariana

Editorial

Quem serão os escolhidos?

A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente, em favor da comunidade. (Tancredo Neves)

Publicado em 12/07/2020 às 00:47
Atualizado em

Vender voto também é crime (Foto: Redes Sociais)

O do Congresso Nacional promulgou em sessão solene a emenda constitucional que adia para novembro as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. o primeiro turno foi adiado então para o dia 15 de novembro.

Após a confirmação da nova data e analisando as manifestações nas redes sociais, percebemos que ocorreu um intenso aumento de comunicação de PRÉ-CANDIDATURAS ao cargo de vereador.

Nomes conhecidos e outros nem tanto começaram a pipocar pelas redes como pré-candidados a vereador. A sensação inicial é que as 15 vagas do legislativo marianense terão uma grande disputa. De todos os lados aparecem candidatos e propostas de defesa de ideologias, minorias e melhorias. Os discursos que aparecem como o de “mudança” do atual cenário até o de “revolucionar” as instituições.

Que nos perdoe a ironia, mas alguns pleiteantes ao cargo de vereador devem se informar melhor sobre a verdadeira função do vereador, bem como o seu limite de sua atuação, senão, daqui a pouco vai cair no ridículo de certas propostas impossíveis mas de apelo populista.

Brincadeiras à parte, essa próxima eleição já entrou para a história devido ao distanciamento social. E ainda ficará marcada por duas outras características: A primeira por ser uma eleição onde o famoso “corpo a corpo” será extremamente limitado, inclusive deixando saudade para os que gostam de assistir os comícios. A segunda pela polarização do “nós” contra “eles”.

Esse “nós” visto no contexto das eleições se apresenta na polarização de intenções ou até mesmo do rompimento. Serão candidatos favoráveis e candidatos contrários ao atual grupo ocupante da Prefeitura e detentor de maioria na Câmara.

Os candidatos a vereador que se colocam a favor da continuidade do “grupo” que atualmente ocupa o executivo municipal, justificam seu posicionamento como sendo uma vantagem por já ser um grupo conhecido e apoiado pela estrutura existente. - a famosa máquina.

Aquele que se posicionar “contra”, ou melhor dizendo – contrário, vê nas próximas eleições uma chance de derrubar quem está no “poder”. Uma chance de discurso apontando os erros. Criticar se colocando como a melhor “alternativa” ou ainda como “diferente” dos que estão lá.

O certo é que esse canal virtual – on-line será palco para disputas e debates das ideias e ideais.


O que esperamos é que o ELEITOR, o dono do voto, seja capaz de decidir com base no que deseja de melhor para a nossa cidade. Que não “venda” seu voto de maneira nenhuma pois o preço a ser pago costuma ser muito alto... uma dívida impagável de 4 anos.

"Político que compra o voto
não deve nada a ninguém,
e eleitor que vende o voto
perde o direito que tem!

Quem vende seu voto fica
sem direito de cobrança;
se condena e se complica
a viver sem esperança!

O político enganador
mente com força e com pressa;
para enganar o eleitor
com dinheiro e com promessa!

Eleitor nunca se venda
por dinheiro na campanha;
mas vote com consciência
pra mudar toda essa sanha!

Avalie bem as propostas
de quem seu voto pleiteia,
e veja se nas respostas
ele a verdade semeia.

Quem vive o voto a vender
faz um crime eleitoral,
além de ajudar vencer
as grandes forças do mal!

Só quem vota consciente
contribui com a mudança;
Voto livre, independente,
é o voto da ESPERANÇA!"

Antonio Costta

Fonte:

Deixe seu comentário