Portal da Cidade Mariana

Centro Histórico

Ruas do Centro Histórico receberão iluminação de cabeamento subterrâneo

As obras buscam valorizar o cenário e arquitetura colonial do espaço

Publicado em 29/03/2021 às 03:44

Centro Histórico de Mariana (Foto: Lívia Ferreira)

Parte do centro histórico está sendo contemplado com o cabeamento subterrâneo para iluminação pública. Os postes, a fiação aérea de energia elétrica e telefonia/internet serão retirados e será feita a instalação de lampiões, em várias ruas, valorizando o cenário e arquitetura colonial do núcleo histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1938. A previsão da conclusão das obras de retirada de todo cabeamento aéreo está prevista para maio.

A ação será realizada nas ruas Dom Viçoso, Cônego Amando, Praça Dom Benevides, Barão de Camargos, Rua Silva Jardim, Rua do Seminário, Cônego Rego, Mercês, Rua Bicentenário e Salomão Ibrahim (Beco do Cica).

Para a conclusão do projeto, foram adquiridos equipamentos importados com recursos de R$ 8.296.822,75 do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio, (FUMPAC). Na primeira etapa das obras, foi instalado também um sistema de combate a incêndios com vários pontos de hidrantes submersos.

Até o momento, já foram executadas obras de instalação de chave ormazabal na Praça Gomes Freire, Praça da Confraria e Praça Minas Gerais; lançamento de 12.831 metros de cabo na rede subterrânea e interligação entre as chaves e as residências em parte do Centro de Mariana para a retirada dos postes.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP 👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário