Portal da Cidade Mariana

Vacinação animal

Vacinação contra Brucelose em bovinos acontece em Mariana

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT)

Publicado em 08/04/2021 às 07:49
Atualizado em

A vacinação é uma das medidas mais eficazes de controle da doença (Foto: Freepik)

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Mariana iniciou na última segunda-feira (05), a primeira fase da vacinação contra a brucelose em bovinos fêmeas de 3 a 8 meses de idade. A vacinação busca reduzir os impactos negativos dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária nacional.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), que foi instituído no Brasil pela Instrução Normativa Ministerial de nº 02/2001 e regulamentada pela Instrução Normativa SDA nº 10/2017.

Após a conclusão da primeira fase da vacinação, a secretaria iniciará, no segundo semestre, a segunda fase, que visa atender um maior número de produtores. Em 2020 foram imunizadas 1.506 bezerras e a previsão é que neste ano cerca de 1.800 bezerras recebam a vacina. 

Para solicitar o serviço, os produtores devem entrar em contato com a secretaria responsável, através do número 3558-4173.

O que é brucelose?

É uma doença bacteriana que afeta diversos animais, incluindo os bovinos. Já os seres humanos podem contrair a doença ao consumir produtos como leite não pasteurizado, produtos lácteos contaminados (como queijo e manteiga), carne mal passada e outros. O cuidado com a vacinação das bezerras evita com que o animal contraia a doença e que seja, consequentemente, transmitida à população.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP 👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário