Portal da Cidade Mariana

Patrimônio

Memória, artes e afetos sempre vivos e latentes na população marianense

A Primaz de Minas é um grande âmbito das artes, que se mostram efervescentes na cultura e são apreciadas pela população local.

Publicado em 12/08/2020 às 07:00
Atualizado em

(Foto: Coleção Márcio Lima)

Hoje, quarta-feira (12), é o Dia Nacional das Artes - comemorado anualmente em 12 de agosto. Uma data que, para muitos, vem como referência positiva e relevante ao homenagear e estabelecer a importância de uma classe de trabalhadores e suas produções para a cultura nacional.

Em Mariana não é diferente, a população e os artistas têm um forte apelo pela cidade e suas características - que são fontes de inspiração para muitos criadores, e de apreciação para todos que vivem aqui. A arte se expressa e está viva em cada canto da cidade, tangendo desde a música e os trabalhos manuais até as edificações.

A arquitetura é uma expressão não somente material e matemática, mas também subjetiva, em requinte e amor. Podendo comunicar-se, expressando histórias e memórias, retratando a identidade de uma cidade. Tudo isso justifica a desconfiança e resistência do povo marianense às reformas propostas, que já estão acontecendo em pontos-chave da cidade.

Memória, artes e afetos estão sempre vivos e latentes na população marianense - o primeiro beijo no Jardim, os passeios em família aos domingos, o cuidado com as plantas da praça, as produções artísticas inspiradas no “Coração de Mariana”, as exposições artísticas realizadas nas galerias da cidade, entre outras vivências nos espaços marianenses.

Os artistas pulsam neste lugar, fazendo recurso de sua imaginação, inventividade e talento para sensibilizar, impressionar, ou também registrar ocasiões relevantes da história. A arte veio ao mundo com o homem e sobreviverá até mesmo depois de sua morte.

Parabenizamos todos os artistas marianenses nesta data. Cada um de vocês importa, produz uma marca no tempo e no espaço de nossa cidade. Viva a arte! Viva os artistas! Viva Mariana!


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário