Portal da Cidade Mariana

Legislativo

Câmara de Mariana lança reuniões Online

A videoconferência veio como uma forma de continuar desenvolvendo os trabalhos e manter as reuniões ativas

Publicado em 31/03/2020 às 02:44
Atualizado em

Reunião virtual da Câmara

A Presidência da Câmara Municipal de Mariana optou por manter os encontros e a participação de representantes de entidades e associações, porém remotamente, por meio de videochamadas. Essa possibilidade atua como um modo de manter o funcionamento das atividades do Legislativo Municipal, assegurar o tramite dos processos que já haviam iniciado e promover votações de assuntos relacionados ao interesse da população.

Foi desenvolvida uma estrutura que permite a participação dos vereadores e demais participantes de forma on-line, por intermédio do sistema de vídeo conferência. A reunião que inaugurou os trabalhos de forma virtual aconteceu na tarde da segunda feira (30), sendo um marco na história da Primeira Câmara do estado de Minas Gerais. Daniely Alves, única vereadora mulher na cidade e vice-presidente da Casa, pontua a importância da iniciativa: "Essa iniciativa nos permite continuarmos exercendo nossas funções, viabiliza a discussão e a votação de matérias. Estamos utilizando da tecnologia a nosso favor e cumprindo as recomendações da OMS quanto ao isolamento social e garantindo participação dos cidadãos no processo legislativo, para que a democracia seja soberana", declara.

Segundo Juliano Duarte, primeiro secretário da diretoria da Câmara, apesar de algumas dificuldades com a conexão de internet, a reunião ocorreu perfeitamente e projetos de lei puderam ser votados. A criação das reuniões remotas foi votada, além de outros projetos do prefeito. "Um desses projetos de lei foi o que declarou a moratória, que é a postergação do pagamento dos tributos municipais como tributos de alvará, TBO que é a taxa de cobrança de água e IPTU. Votamos também outro projeto do prefeito que permitiu a compra de instrumentos musicais para as sociedades musicais de Mariana, as nossas bandas.", ressalta Juliano.

Em nota oficial (integra) o presidente da Câmara, vereador Edson Agostinho de Castro Carneiro, informa sobre a suspensão das atividades administrativas da casa, priorizando o trabalho remoto e a preservação da saúde dos servidores.

As reuniões podem continuar sendo acompanhadas no site da Câmara pelo site www.camarademariana.mg.gov.br e via página oficial no Facebook (www.facebook.com/camarademariana), apenas o acesso dos vereadores acontece de forma remota.

De acordo com a assessoria de comunicação, as reuniões das comissões também acontecerão de forma remota.

Reunião de Comissão em 31 de março

Ainda no ritmo de prevenção ao COVID-19, além da reunião ordinária na segunda-feira, foi realizada ontem (31) a primeira reunião da Comissão de Finanças, Legislação e Justiça de forma remota presidida pela vereadora Daniely Alves.

Daniely Alves / Vereadora / Mariana

Reunião de Comissão

Foi a primeira sessão que presidi nesse novo formato. Debatemos com os servidores do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Mariana o projeto que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores da autarquia. Podemos estar junto aos servidores, como fizemos na apreciação dos outros PCCVs em 2019, mesmo que fisicamente em ambientes distintos.

Daniely Alves / Vereadora / Mariana

Fonte:

Deixe seu comentário