Portal da Cidade Mariana

Indefinição

Celso Cota recorre e caso retornará ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Com recurso ainda pendente decisão pode mudar os rumos da chefia do executivo municipal em 2023.

Publicado em 19/12/2022 às 19:35
Atualizado em

Caso de Celso Cota e Cristiano Vilas Boas volta ao TSE (Foto: Portal da Cidade Marina)

Eleita por maioria direta dos votos nas últimas eleições majoritárias para o cargo de Prefeito e Vice-Prefeito de Mariana, a chapa de Celso Cota e Cristiano Vilas Boas, ainda luta para conseguir a sua diplomação e a posse no cargo de maior importância no executivo da cidade.

Com a última decisão em outubro passado quando seu pedido acabou sendo desfavorável coube ao ex-prefeito Celso Cota, cabeça da chapa. recorrer mais uma vez na tentativa de reverter o julgamento. Assim o pedido de Cota retorna ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mais uma vez.

Com a interposição de recurso que tem efeito suspensivo, ou seja, o trâmite processial fica suspenso enquanto for pendente tal julgamento, fica igualmente suspensa a possibilidade de eleição direta. O julgamento não deve ser demorado, pois o tema do recurso é o registro de candidatura e tem preferência aos demais processos, como já determinou o ministro Alexandre de Morais, quando enviou o processo para ser julgado novamente no TRE-MG.

No entanto, enquanto fica pendente essa última decisão, a Prefeitura da cidade fica nas mãos do presidente da Câmara Municipal. E nesse caso, Mariana não tem vice-prefeito.

Caso Celso tenha uma decisão favorável no TSE, toma posse imediatamente. Se perder, o TSE determina, após eventuais embargos, a realização de novas eleições diretas em até 90 dias.

Fonte:

Deixe seu comentário