Portal da Cidade Mariana

Sem decisão

Lula e Bolsonaro vão disputar segundo turno

O segundo dia de votação acontece em 30 de outubro

Publicado em 03/10/2022 às 09:00
Atualizado em

Os eleitores voltam às urnas no dia 30 de outubro e até lá os candidatos podem voltar a fazer suas campanhas no rádio, na televisão e em outros canais, dentro do prazo estabelecido pelo TSE. (Foto: Portal da Cidade Mariana)

Não foi no primeiro turno das eleições presidenciais que os brasileiros conheceram o próximo presidente da República. Após a conferência das urnas e contagem dos votos ficou definido que haverá segundo turno entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que obtiveram respectivamente 48,43% e 43,20% dos votos válidos.

Os votos foram divididos da seguinte forma:

Lula (PT): 48,43% dos votos válidos (57.257.473 votos)

Jair Bolsonaro (PL): 43,20% dos votos válidos (51.071.106 votos)

Simone Tebet (MDB): 4,16% dos votos válidos (4.915.288 votos)

Ciro Gomes (PDT): 3,04% dos votos válidos (3.599.196 votos)

Soraya Thronicke (União Brasil): 0,51% dos votos válidos (600.943 votos)

Felipe D'Avila (NOVO): 0,47% dos votos válidos (559.680 votos)

Padre Kelmon (PTB): 0,07% dos votos válidos (81.127 votos)

Léo Péricles (UP): 0,05% dos votos válidos (53.518 votos)

Sofia Manzano (PCB): 0,04% dos votos válidos (45.615 votos)

Vera (PSTU): 0,02% dos votos válidos (25.623votos)

Constituinte Eymael (DC): 0,01% dos votos válidos (16.603 votos)

Lula, que começou liderando com a abertura das primeiras urnas, perdeu a colocação para Bolsonaro por volta das 17h15, que ficou na frente por quase duas horas. Mais tarde, com a abertura das urnas no nordeste, o petista retornou a primeira posição.

Jair Messias Bolsonaro, 67 anos, tenta permanecer no cargo após ter sido eleito presidente em 2018, já Luiz Inácio Lula da Silva, 76 anos, quer conquistar o terceiro mandato.

Os eleitores voltam às urnas no dia 30 de outubro e até lá os candidatos podem voltar a fazer suas campanhas no rádio, na televisão e em outros canais, dentro do prazo estabelecido pelo TSE.

Principais dúvidas sobre votar no segundo turno

Ao ter conhecimento a respeito de um segundo turno das eleições, é comum que também surjam dúvidas. Mas fique tranquilo! Iremos te ajudar a exercer seu papel de eleitor consciente!

Não votei no primeiro turno. Posso votar no segundo?

Para quem não conseguiu comparecer às urnas no primeiro turno, pode ficar tranquilo e votar normalmente no segundo. Essa medida só é possível porque, para a Justiça Eleitoral, cada pleito é considerado uma nova eleição.

Porém, esse direito só é garantido se o eleitor estiver em dia com a Justiça Eleitoral. Para quem não justificou o voto no dia das eleições, a medida deve ser feita em até 60 dias após o turno. Nesses casos, o eleitor pode, ainda assim, exercer seu direito ao voto no segundo turno.

Aliás, você sabe como se preparar para o dia das eleições?

Não me identifico com nenhum dos dois candidatos. E agora?

Em um segundo turno, existe a possibilidade de que o candidato em que você votou no primeiro turno não esteja concorrendo. E que, por causa disso, você acabe não se identificando com as propostas de campanha de nenhum dos dois. O que fazer?

Assim como no primeiro turno, existem algumas possibilidades: você pode invalidar seu voto, justificá-lo ou analisar os dois candidatos – plano de governo, propostas, declarações públicas e afins – e decidir por um dos dois.

Nas duas primeiras opções, o seu voto não é contabilizado. Ou seja, não afeta em grandes proporções no resultado final. Entretanto, ao votar em branco ou nulo, o candidato que está em primeiro é beneficiado. Isso pois, ao diminuir a quantidade de votos válidos, ele, automaticamente, precisa de menos votos para se eleger. Já na terceira opção, existem menos candidatos para analisar. Independente da escolha, todas as opções são de direito do eleitor.

O que levar para o dia da votação?

Assim como no primeiro turno das eleições, as regras quanto à documentação no segundo turno são as mesmas. É necessário ter em mãos:

Qualquer documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho e afins)

De preferência, seu título de eleitor, já que nele contém sua zona e seção eleitoral.

Se preferir, você pode baixar o aplicativo e-título, que também contém todas as suas informações eleitorais e, caso tenha feito a biometria, também substitui a necessidade de um documento com foto.

Agora que já sabe como funciona o segundo turno das eleições, é hora de exercer seu papel de cidadão! Continue acompanhando nossos conteúdos e se informe!


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Fonte:

Deixe seu comentário