Portal da Cidade Mariana

Vereador

Possível punição pode cassar mandato de vereador em Mariana

Após desentendimento com a executiva do partido foi encaminhada uma NOTA DE RETRATAÇÃO

Publicado em 27/07/2022 às 08:54
Atualizado em

O vereador emitiu uma NOTA DE RETRATAÇÃO após uma discussão com a Comissão Executiva do partido AVANTE (Foto: TRE- MG)

O vereador Ediraldo Ramos, conhecido como "Pinico", filiado ao partido AVANTE, eleito em 2020 para seu primeiro mandato com 757 votos pode perder seu mandato após uma suposta infração ética-partidária.

Segundo informações a suposta infração teria acontecido durante conversas realizadas através de um aplicativo de mensagens encaminhadas ao grupo da Comissão Executiva do Avante.


Tal infração está sujeita a medidas disciplinares de acordo com o estatuto do Avante (artigo 10) que vão de advertência oral ou escrita, até expulsão, com cancelamento da filiação. Nesse último caso, como previsto no artigo 9º do estatuto, “o detentor de mandato eletivo do AVANTE que se desfiliar sem justa causa ou for expulso do Partido perderá de imediato o respectivo mandato que será assumido pelo suplente pertencente aos quadros do AVANTE no caso de mandato proporcional ou pelo substituto legal no caso de mandato majoritário”, estando estabelecido, ainda, que o partido “poderá requerer na Justiça Eleitoral o mandato conquistado sob a sigla a qualquer tempo”.

De acordo com a presidente da Comissão Executiva Municipal do partido AVANTE, Sandra Moreira da Costa, conhecida como “Sandrinha”, a atitude do vereador pode ser passível de enquadramento nos incisos III e IV, do artigo 9º do estatuto da agremiação política, que considera infração disciplinar e ético-partidária a conduta de “macular ou denegrir a imagem do partido ou de seus dirigentes” ou “desrespeitar os dirigentes, filiados ou funcionários do partido”.

A eventual perda do mandato pode promover a substituição do Ediraldo Pinico pelo 1º suplente da legenda Antônio Pereira Gonçalves (Da Lua).

Após o desentendimento entre a executiva do partido Avante e o Vereador Ediraldo Ramos, este veio a público apresentar suas desculpas pelo episódio encaminhando uma nota de retratação à Comissão Executiva do partido.


NOTA DE RETRATAÇÃO

“Pelo presente termo de retratação, venho por meio deste, retratar-me referente a comentários inapropriados e deselegantes, proferidos em um grupo de wattsapp da Comissão Executiva do AVANTE.

Saliente que, tenho grande respeito e admiração pela história do partido, assim como aos que compõe a Comissão Executiva Municipal, Estadual e Nacional.

Dessa forma, deixo expressa minha retratação por quaisquer injúria, difamação ou outros termos que extrapolaram a livre expressão de pensamento e que possam, de alguma forma, ter ofendido ou causado qualquer desconforto a algum membro do respeitável partido.

Por fim, peço desculpas por qualquer transtorno causado, servindo a presente nota para esclarecer qualquer ponto obscuro, referente ao lamentável episódio.

Mariana, 26 de julho de 2022

Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos

Vereador


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP👈      TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: https://linktr.ee/portaldacidademariana


Fonte:

Deixe seu comentário