Portal da Cidade Mariana

Saúde

Banco de perucas para pacientes em tratamento oncológico é inaugurado na Região

Região soma agora aos outros 22 centros ontológicos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia.

Publicado em 06/06/2019 às 00:15
Atualizado em

(Foto: DIvulgação)

O sexto ano da campanha Fios de Solidariedade marca a inauguração do primeiro Banco de Perucas da Região dos Inconfidentes, no final de maio na Escola de Minas | Ufop. Seguindo a temática "Seis anos de ação, irmandade e solidariedade", Estiveram representantes das prefeituras de Ouro Preto e Mariana, ONGs, grupos, projetos e instituições das cidades e região. A campanha contou ainda com apresentações musicais, estandes de projetos de apoio, além de serviços, como a aplicação de maquiagem nas visitantes.

O projeto voltado a pacientes em tratamento de câncer é uma iniciativa da ONG Fios de Luz em parceria com o projeto de Extensão Mais Saúde, da Ufop, que já organiza campanhas de arrecadação de cabelos todos os anos. As doações serão mediadas pelo SIASS-Inconfidentes/UFOP, por meio do atendimento individualizado de profissionais da Psicologia e Serviço Social oferecido a pacientes em tratamento oncológico ou outros tratamentos que resultem na perda dos cabelos. O objetivo é que sejam doadas de 20 a 30 perucas por mês.

"Ações como essa são de muita importância para a Universidade. É onde ela alcança, de fato, o seu diálogo com a sociedade. É onde a gente tem a oportunidade de auxiliar pessoas que encontrariam mais dificuldades em, no caso, ter acesso a uma peruca. As universidades não estão preocupadas apenas com a formação dos seus estudantes, mas em atuar diretamente com as suas comunidades", avalia Marcos Eduardo Knupp, pró-reitor de Extensão da UFOP.

A doação pode ser feita de seg a sex das 7h às 19h no Centro de Saúde da Ufop. Especificamente em outubro, como parte da programação do Outubro Rosa, a campanha promove também cortes de cabelo no local. Nesse caso é preciso fazer o agendamento.

Fonte:

Deixe seu comentário