Portal da Cidade Mariana

Coronavírus

Boom nos casos de COVID-19 em Mariana teria sido provocado por grandes empresas

Em menos de duas semanas os números de casos no município mais do que quadruplicou

Publicado em 29/05/2020 às 05:00
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade de Mariana)

Mariana viu o número de casos de COVID-19 disparar nas últimas duas semanas. Do dia 15 para esta sexta-feira (29), os moradores da cidade acompanharam os diagnósticos positivos para o novo coronavírus saltarem de 37 para 167, um aumento equivalente 351% em apenas 13 dias. Além disso, nesse período, o número de mortes passou de três para sete.

Segundo a prefeitura e os responsáveis pelo monitoramento da doença, o aumento se deve à obrigatoriedade da realização de testes para que as mineradoras possam voltar a operar no município. Conforme o Boletim Informativo divulgado diariamente pela administração municipal, 99 dos 167 casos foram feitos pelo setor privado. 

No entanto, denúncias recebidas pelo Comitê Gestor da COVID-19 no último dia 20 apontam que havia pessoas contaminadas com o vírus trabalhando nas obras de reparação referentes à tragédia ambiental ocorrida em 2015 em Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. 

Um dia depois (21), a prefeitura confirmou que dois funcionários terceirizados da Fundação Renova tinham apresentado resultado positivo para o coronavírus. Diante do fato, a administração municipal decidiu paralisar as obras dos reassentamentos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo até o dia 31 de maio. 

Porém, a decisão pode ter sido tomada tardiamente. Isso porque, no dia 21, quando a prefeitura anunciou os dois casos de coronavírus entre os funcionários terceirizados, eram registrados 51 diagnósticos positivos para a doença e três mortes. De lá para cá, a cidade contabilizou mais 116 casos e quatro mortes.  

Questionada pelo Portal da Cidade de Mariana, a Fundação Renova  ofereceu respostas após o horário de fechamento desta matéria, confira abaixo:

A Fundação Renova informa que, conforme alinhado com a Secretaria de Saúde de Mariana, está realizando a testagem de 100% dos colaboradores que trabalham nas obras no município. A testagem foi iniciada no dia 23 de maio e os resultados estão sendo informados às autoridades de saúde municipais.

A Fundação reforça que trabalha em conformidade com o Decreto Municipal 10.071/20, que instituiu o Plano Estratégico de Retomada para atividades no município de Mariana. Nesses termos, a Fundação apresentou e obteve aprovação do seu Plano de Ação de Retomada, pela Comissão Municipal para Assuntos ligados à Renova (COMAR), para retomada parcial de suas obras. As medidas adotadas no plano permitiram a identificação de casos positivos antes do acesso dos trabalhadores ao canteiro. 

O efetivo mobilizado nas obras de Mariana, em sua maioria, é de profissionais locais. Como medida de segurança, o Plano de Retomada apresentado pela Fundação prevê a quarentena preventiva e testagem daqueles trabalhadores que precisaram ser deslocados de outras localidades, indo além do que estabelece a legislação. 

Vale dizer que tanto no âmbito federal, por meio do Decreto 10.282/20, que regulamenta a Lei 13.979/20, para definir os serviços públicos e as atividades essenciais, quanto no âmbito do Estado de Minas Gerais, por meio da Deliberação COVID 19 17/20, as atividades de construção civil foram consideradas como essenciais, podendo ser retomadas, desde que atendidas as medidas sanitárias aplicáveis. 

Ainda, com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), não foram escalados os colaboradores pertencentes aos grupos de risco. Além disso, há isolamento de trabalhador em caso de quadro gripal e a realização de testes em colaboradores, para casos suspeitos de contaminação pela Covid-19. 

Medidas já adotadas 

A Fundação Renova ressalta ainda que, para a retomada das obras nos reassentamentos, as atividades aconteceram em etapas, com um número reduzido de trabalhadores para evitar aglomerações, seguindo orientações da OMS e do município de Mariana, conforme decretos municipais vigentes. 

Por fim, uma série de medidas de controle rígido foram adotadas visando reduzir a possibilidade de contaminação, como: aferição diária de temperatura dos colaboradores; alternância de horário nas refeições servidas em marmitex e distanciamento social nas filas, mesas e cadeiras; fácil acesso a álcool gel e a pontos de higienização com sabão; uso obrigatório de máscaras e distância mínima de 1,5 metro entre os trabalhadores; ocupação reduzida nos transportes dos trabalhadores, garantindo mais espaço entre os passageiros.

Histórico

• 23 de março - A Fundação Renova paralisou, voluntariamente, as atividades como medida emergencial de prevenção e segurança frente à pandemia da Covid-19, seguindo o Decreto Municipal de Mariana 10.030/20.

• 1º de abril - A pedido da Prefeitura de Mariana, a Fundação Renova retomou as obras de reforma e ampliação do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij), em cumprimento a um acordo fechado em julho de 2019. A instalação foi entregue no dia 15 de maio.

• 28 de abril - A Fundação Renova encaminhou ao município o Plano Estratégico de Retomada das Atividades das Obras Civis, aprovado pela Comissão Municipal para Assuntos ligados à Fundação Renova (Comar), que autorizou o retorno das obras nos termos do Decreto e do Plano Estratégico das obras na cachoeira no distrito de Camargos e na Praça Gomes Freire.

• 4 de maio - A Fundação Renova encaminhou ao município o Plano Estratégico de Retomada das Atividades das Obras Civis, aprovado pela Comissão Municipal para Assuntos ligados à Fundação Renova (Comar), que autorizou o retorno das obras nos reassentamentos de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e na modalidade do reassentamento familiar.

• 5 de maio - A Fundação Renova iniciou o retorno gradual das obras dos reassentamentos de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e na modalidade do reassentamento familiar, além de intervenções no Aterro Sanitário e na cachoeira no distrito de Camargos.

• 15 de maio – A Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária realizaram uma verificação sobre todos os protocolos em vigor nos reassentamentos e estas estavam em conformidade com o plano de ação aprovado.

• 21 de maio – Obras são paralisadas por determinação da Prefeitura de Mariana.

• 23 de maio – Início da testagem de 100% dos colaboradores.    


MAIS TESTES

A tendência é que o número aumente ainda mais, já que, nesta quinta (28), o prefeito Duarte Júnior (Cidadania), anunciou que o município realizará testes para a doença nos funcionários das empresas que tiveram a volta das atividades aprovadas pelo Comitê Gestor do COVID-19.  

O grupo já liberou 160 planos de empresas que poderão voltar ao funcionamento. Segundo o prefeito, o município começará a testagem para COVID-19 na próxima segunda-feira (01)

A testagem é considerada pelo gestor como uma maneira de mapear os casos de COVID-19 em Mariana e, assim, isolar os eventuais pacientes contaminados que estejam trabalhando. Em vídeo gravado nesta terça, Duarte defendeu a abertura de parte do comércio: 

Duarte Júnior / Prefeito / Mariana

Decisões

Entendemos que dessa forma vamos valorizar o comércio local e trazer segurança aos funcionários dessas empresas

Duarte Júnior / Prefeito / Mariana


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.


Fonte:

Deixe seu comentário