Portal da Cidade Mariana

Patrimônio histórico

Horto dos Contos é entregue após revitalização

O evento teve a presença do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que também esteve em Mariana na última sexta-feira (04)

Publicado em 07/12/2020 às 02:48

O evento teve a presença do Ministro do Turismo. (Foto: Fernando Helbert l Ascom Prefeitura de Ouro Preto)

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 4 de dezembro, com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a Prefeitura de Ouro Preto realizou a entrega do Parque Horto dos Contos após ter passado por revitalização.

“Esse parque é no coração de Ouro Preto. Ele foi depredado quando ficou fechado e agora nós conseguimos recuperá-lo, com apoio da Vale e aportes da Prefeitura”, explicou o prefeito Júlio Pimenta.

O espaço de lazer, considerado o segundo mais antigo jardim botânico do Brasil, tem 360 mil metros quadrados situado em pleno centro histórico, entre a Igreja do Pilar, a Casa dos Contos e a Rodoviária, abrange o antigo Horto Botânico, na encosta do vale, com vista para o casario histórico da cidade. Ele passou a ser aberto ao público em 2008, porém foi fechado sete anos após a sua abertura, devido à falta de recursos. Foram recuperadas as estruturas físicas (lanchonete, parquinho, vestiários e quadra), reconstituição do piso em áreas erodidas e contenção de parte da encosta próximo à portaria do Pilar. Foi realizada ainda a limpeza do curso de água.

A ideia é tornar o horto um ambiente de conservação e buscar usá-lo para pesquisas e estudos, em parcerias com Universidades da região e pesquisadores, além de ser um espaço de lazer para moradores e turistas.

Retomada do Turismo

O Ministro Marcelo Álvaro Antônio explicou que o Governo Federal está incentivando a retomada do turismo consciente, por exemplo, com a criação do Selo Turismo Responsável. “Criamos, junto com o Ministério da Saúde, o Selo Turismo Responsável, estabelecendo todos os protocolos para o setor do turismo. Queremos mostrar para os turistas que é possível, sim, viajar com segurança. Os turistas devem procurar os estabelecimentos que têm o selo e que estão realmente preocupados com a saúde do cliente”.

Outras obras

O prefeito Júlio Pimenta relembrou algumas outras obras já realizadas e outras que continuam em andamento. “Estamos construindo o portal na entrada da cidade; também estamos em obras nos distritos, chegando com o calçamento intertravado em Lavras Novas, asfalto em Amarantina, Salto, São Bartolomeu, Leite, Antônio Pereira; temos as lâmpadas de led que foram colocadas nas ruas, inclusive de alguns distritos; reformas das quadras, das escolas, de postos de saúde; a UPA Dom Orione que é uma realidade e tem atendido tantas pessoas; a Casa de Apoio em BH também atendendo muitas pessoas que não tinham onde ficar lá; o Hospital de Campanha que continua funcionando; pagamos hoje, sexta-feira, o salário e antecipamos a segunda parcela do décimo terceiro dos servidores para que esse dinheiro possa ser injetado na economia. Enfim, agradecemos a oportunidade de poder ter sido instrumento para realizar tantas obras e sonhos para o município”, concluiu Júlio.


Mariana

O ministro do Turismo também esteve na cidade de Mariana-MG na última sexta-feira (04) em razão das comemorações de 300 anos de Minas Gerais e se encontrou com o prefeito Duarte Jr. (Cidadania).


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.


Fonte:

Deixe seu comentário