Portal da Cidade Mariana

Segurança Pública

Prefeito de Mariana sanciona Projeto de Lei de armamento da Guarda Municipal

A regulamentação do porte de arma pela Guarda Municipal de Mariana está em processo e, após a sanção do Prefeito, deverá ocorrer.

Publicado em 21/09/2020 às 00:30
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade de Mariana)

Na última semana, o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, sancionou o Projeto de Lei 23/2020 que se refere às políticas de regulamentação do porte de armas de fogo pela Guarda Civil Municipal.

A decisão foi publicada no “O Monumento” (Diário Oficial Eletrônico do Município de Mariana) na segunda-feira (14), se refere à Lei Nº 3.365 de 04 de setembro deste ano e dispõe sobre todas as condições e circunstâncias que autorizam o porte de arma de fogo pelos Guardas Civis do Município de Mariana.

A aprovação veio após votação dos vereadores em reuniões ordinárias remotas que se deram ao longo das últimas semanas, contudo alguns vereadores se posicionaram contra a aprovação, visto que, segundo eles, não houve um processo adequado de consulta popular.

Portanto, os legisladores em questão sugeriram que este assunto passe pela aprovação e participação efetiva da população por meio de um plebiscito, que, inclusive, foi solicitado em um requerimento enviado ao Executivo, ainda no ano passado. 

Nesta segunda-feira (21) será votado um novo requerimento, acerca desta participação popular, em reunião dos vereadores. Essa será a última etapa de aprovação do processo, que já foi aprovado pelo chefe do executivo, mas foi desacelerado pelo vereador Geraldo Sales (Bambu), que fez recurso da Lei Orgânica Municipal - que indica, entre outras questões, a possibilidade da participação popular na sanção ou promulgação de Leis Municipais - para defender, novamente, a necessidade de consulta pública para a aprovação definitiva da Lei.

O Portal da Cidade lançou enquete nas redes sociais e tivemos como resultado a não aprovação do porte de armas pela Guarda pela população, a maioria dos participantes se manifestaram contra a política armamentista.

Foram criadas duas petições online para votar a questão, uma contra e outra a favor da regulamentação, e a petição adversa à política armamentista recebeu um maior número de votos. Para além, populares se manifestaram contra a política em frente à sede da Câmara Municipal na data de votação do projeto.  


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida. 

Fonte:

Deixe seu comentário