Portal da Cidade Mariana

Ação

Prefeitura dá aos jovens a oportunidade de debater sobre seus direitos

A Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promove reuniões abertas para debater os direitos dos jovens.

Publicado em 27/09/2018 às 05:40
Atualizado em

(Foto: Felipe Cunha I Prefeitura de Mariana)

Na última segunda-feira, 24, aconteceu um bate-papo sobre drogas e saúde mental, com a presença de cerca de 100 jovens, com o objetivo de quebrar tabus e alcançar um lugar de conhecimento que vá além do senso comum. Trata-se de uma das reuniões do Fórum Intersetorial de Defesa dos Direitos da Infância e Juventude, as quais acontecem na terceira segunda-feira de cada mês, abertas à população, no Centro de Convenções.

Cada encontro promove uma reflexão para obter conhecimento a respeito de questões culturais, sociais e políticas para que a cidade possa atender as demandas da juventude. Segundo Bruno Sérgio, assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e um dos organizadores, as conversas são sempre em roda, às vezes até mesmo sentados no chão, sempre fazendo uso de ferramentas audiovisuais e também dinâmicas oferecidas por profissionais especializados na área da pauta debatida no encontro, de forma a envolver e permitir a expressão dos jovens e adolescentes que participam.

O Fórum Intersetorial, que já existe há cerca de quatro anos, já passou por algumas mudanças em seu formato. Nasceu com o objetivo de discutir e auxiliar nas demandas ligadas a infância e juventude e desde então acontece mensalmente. Inicialmente o grupo contava com a presença de uma quantidade maior de profissionais que levavam situações que ocorriam nas instituições educacionais para serem debatidas em forma de estudo de caso, para ser opinado pelas diferentes áreas como intuito de pensar estratégias de solução.

Posteriormente, a equipe organizadora percebeu que era necessária a presença de mais jovens, foi então que uma professora do Dom Silvério passou a levar seus alunos e sugerir pautas, que hoje, são pensadas junto com a juventude participante, que é composta principalmente pelas pessoas do Programa de Formação Profissional para Jovens, e também executadas e avaliadas junto com eles. As discussões conscientizam os jovens acerca de seus direitos e busca conhecer suas necessidades para que o município possa trabalhar para suprí-las. 

Fonte:

Deixe seu comentário