Portal da Cidade Mariana

Graduação

Quem realizou o Enem a partir de 2009 pode concorrer vagas na UFOP

A Universidade divulgou um novo edital para ocupação de vagas remanescentes; Inscrições podem ser realizadas até 1º de abril

Publicado em 24/03/2024 às 08:52
Atualizado em

Campus Morro do Cruzeiro (Foto: Samuel Almeida)

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) divulgou recentemente um novo edital para ocupação de vagas remanescentes no primeiro semestre letivo de 2024. Ao todo são ofertadas 287 vagas, distribuídas em 37 cursos oferecidos nos campi de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.

As inscrições podem ser realizadas até 1º de abril, por meio de formulário eletrônico, disponível no site da Prograd e a seleção vai ser feita por meio das notas do Enem.

Podem concorrer os participantes das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas desde o ano de 2009, desde que não tenham zerado as provas e a redação.

A maioria das vagas destina-se às reservas da Lei de Cotas e deverá ser ocupada pelos candidatos com renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1 (um) salário mínimo, negros (pretos ou pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Entre os cursos com vagas abertas estão: História, Letras e Pedagogia, localizados no Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS, situado na cidade de Mariana. Já o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), também situado na primaz, oferta vagas para os cursos: Administração, Ciências Econômicas, Jornalismo e Serviço Social.

Documentação

Os candidatos devem anexar a documentação pessoal obrigatória para matrícula na própria inscrição. Os documentos serão verificados e as matrículas serão registradas na ordem da classificação das médias do Enem, por modalidade de concorrência, até que sejam ocupadas todas as vagas remanescentes do curso ou até que seja esgotada a lista de classificados com documentação completa.

O resultado do processo seletivo e a divulgação dos candidatos matriculados será publicado em 9 de abril, e os ingressantes iniciarão as aulas em 15 de abril.

Posteriormente, serão realizadas as atividades de validação das matrículas dos estudantes cotistas, o que inclui verificação da renda familiar e da documentação comprobatória da deficiência e validação da autodeclaração étnico-racial, nos termos da Lei de Cotas.

Acesse aqui o edital do processo seletivo.


Fonte:

Deixe seu comentário