Portal da Cidade Mariana

Eleições 2020

Celso Cota é eleito o novo prefeito de Mariana

A candidatura de Celso Cota (MDB) havia sido indeferida com recurso e ainda aguarda julgamento.

Publicado em 15/11/2020 às 23:36
Atualizado em

Celso é eleito o novo prefeito de Mariana. (Foto: Reprodução do Instagram de Celso Cota)

Com 14.764 votos votos, equivalente a 42,61% dos votos válidos, Celso Cota (MDB) é eleito o novo prefeito de Mariana como confirma os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizado às 22h41 deste domingo (15). Em Mariana, das 48.712 pessoas aptas a votar neste ano, no entanto, somente 38.997 compareceram às urnas.

Os demais candidatos, Newton Godoy (11.168 votos), Bruno Mól (4.520 votos), Roberto Rodrigues (2.168 votos), Patrícia Ramos (1.847 votos) e Chico Veterinário (185 votos) ficaram, respectivamente, em 2º, 3º, 4º, 5º e 6º lugar.



Desde o início da noite o candidato já comemora a sua vitória na cidade. Foto: Eduarda Dias


Desde o início da noite, quando as apurações da chamada “boca de urna” já indicava a vitória da chapa composta por Celso Cota (MDB) e o vereador Cristiano Vilas Boas (PT), apoiadores se reuniram no comitê dos candidatos para comemorar a vitória. No local, o clima é de muita festa e comemoração.



Desde o início da noite o candidato já comemora a sua vitória na cidade. Foto: Eduarda Dias


“Agora, é o resultado da vitória confirmando o resultado do nosso trabalho que veio com essa vitória maravilhosa que tivemos nas urnas. Então, o comitê aqui está em festa. [...] Todos sabem que é a vitória do 15 mesmo em Mariana”, afirmou o ex-prefeito ao jornalista Antônio Izidora, da rádio Itatiaia.

Nas redes sociais, o candidato agradeceu a todos os marianenses que votaram nele. "Quero agradecer a todos, indistintamente, aqueles que votaram no 15 e aqueles que, democraticamente, escolheram outro caminho. Daqui pra [sic] frente é olhar para nossa cidade e construir uma Mariana grande de novo pra [sic] você", publicou no Instagram. 


Situação jurídica 

Apesar de ter obtido a maioria dos votos válidos nas eleições municipais de 2020, o site do TSE aponta o candidato como não eleito. Isso acontece porque a candidatura de Celso Cota foi indeferida com recurso pela juíza Marcela Decat, da 171ª Zona Eleitoral de Mariana-MG, em 26 de outubro, referente à suspenção dos direitos políticos e inscrição do ex-prefeito. 

Segundo o TSE, quando não há uma decisão até o dia da eleição, que foi o caso do ex-prefeito de Mariana, o candidato concorrerá sub judice e poderá receber votos. Entretanto, caso seja confirmado o indeferimento do registro de sua candidatura, todos os votos concedidos a ele serão considerados nulos.

Ainda, ele não poderá ser diplomado e empossado até o fim do processo. Segundo o órgão, caso o recurso foi indeferido definitivamente, não havendo mais recursos, caso o candidato tenha sido o mais eleito, como foi com Celso Cota, a eleição para o Poder Executivo poderá ser anulada e haver um novo pleito.



Foto: Reprodução do site do TSE. 


Conheça Celso Cota


Desde o início da noite o candidato já comemora a sua vitória na cidade. Foto: Eduarda Dias


Celso Cota foi prefeito de Mariana-MG por 3 mandatos (2001-2004; 2005-2008; 2013-2015). Além disso, é ex-presidente da Associação Mineira dos Municípios, da AMAPI, da AMIG e da Fundação RuralMinas. É natural de Mariana e tem fortes ligações com o distrito de Santa Rita Durão, de onde vem grande parte de sua família.

Foi eleito em 2012 em chapa com o atual prefeito Duarte Júnior, à época o seu vice-prefeito, para o mandato que deveria durar de 2013 a 2016 no entanto, por uma ação da Câmara de Mariana foi afastado em 2015. Hoje é oposição ao atual prefeito do qual já foi aliado político.


Esta matéria foi atualizada às 11h40 para acrescentar informações sobre a situação jurídica do ex-prefeito.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário