Portal da Cidade Mariana

Série eleições

Com a iminência das eleições, confira os procedimentos de segurança para votar!

Saiba as orientações de cuidados sanitários para eleitores nas Eleições 2020, se proteja contra o COVID-19 e exerça seu importante papel na democracia.

Publicado em 04/11/2020 às 03:00

(Foto: Portal da Cidade)

Com as eleições municipais se aproximando, muitos eleitores ainda estão em dúvida se sairão de casa para votar. Isso em função de que, este ano, vivemos uma crise sanitária muito grave: a pandemia do novo coronavírus.

Entretanto, a campanha “Vote com Segurança” traz uma mensagem da Justiça Eleitoral que busca educar e proteger os eleitores e mesários neste exercício da obrigação cívica e contribuição para a manutenção da democracia.  

A principal indicação é que o eleitor permaneça de máscara desde o momento em que sair de casa, evite contato físico com outras pessoas e cumpra o dever cívico de votar da forma mais ágil possível, sem permanecer tempo desnecessário nos locais de votação.

Confira os Procedimentos de segurança para você, eleitor, votar protegido: 

  • Antes de sair de casa para votar, verifique o seu local de votação, já que algumas seções eleitorais foram alteradas. Essa checagem pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, na opção onde votar (baixe agora, no Google Play ou na App Store); no site do TRE-MG, ou, em outros estados, no portal do respectivo Regional ou pelo Portal do TSE. 
  • Além da máscara, se possível, leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação e levar anotados os nomes e números dos candidatos (a “cola eleitoral”) para votar o mais rápido possível.
  • A Justiça Eleitoral orienta que, de preferência, o eleitor não leve crianças nem acompanhantes para o local de votação.
  • Neste ano, o tempo de votação foi ampliado em uma hora e começará mais cedo: o horário será das 7h às 17h. O horário das 7h às 10h é preferencial para eleitores de grupo de risco para a covid-19 e prioridades legais (idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção, entre outros). Os demais eleitores não serão proibidos de votar nesse horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência.
  • Para garantir maior segurança ao eleitor, o uso de máscara será obrigatório nos locais de votação, e o eleitor será orientado a manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar qualquer contato físico.  
  • Não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.

DENTRO DA SEÇÃO

  • Ao entrar em sua respectiva seção eleitoral, o eleitor deverá ficar em frente à mesa, respeitando a distância de pelo menos um metro. O eleitor deverá exibir o seu documento ao mesário à distância, esticando os braços em direção a ele. Caso o mesário não consiga fazer a identificação, ele poderá pedir que o eleitor dê dois passos para trás e abaixe rapidamente a máscara. 
  • Após digitar os dados, o mesário vai ler em voz alta o nome do eleitor. Se o nome estiver correto, o eleitor poderá guardar seu documento e limpar as mãos com álcool em gel para assinar o caderno de votação. Se precisar do comprovante de votação, o eleitor deverá solicitar ao mesário.
  • Quando a urna for liberada, o eleitor seguirá para a cabine de votação para digitar o número dos candidatos a prefeito e a vereador. Após votar, deverá limpar novamente as mãos com álcool em gel e sair da seção.



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário