Portal da Cidade Mariana

Sucessão

Mariana ainda poderá ter mais 2 trocas de prefeito

A recente troca de chefia do executivo provocou enorme surpresa

Publicado em 18/07/2022 às 09:39
Atualizado em

Troca de prefeito ainda gera situação de interinidade (Foto: Portal da Cidade Mariana)

A recente troca na chefia do Executivo surpreendeu a todos. Pegou de surpresa a população da cidade e deixou incrédula a classe política e especialmente os servidores municipais.

Ocorre que essa é apenas a primeira das possíveis alternâncias na chefia do Executivo.

Entenda: Como o atual prefeito é o VICE-PRESIDENTE da Câmara, a sucessão na presidência da Câmara Municipal que obrigatoriamente acontece no final do ano deve levar um novo vereador para a cadeira de Prefeito Municipal. Lembrando que nem o ex-prefeito interino, Juliano Vasconcelos, nem o atual, Ronaldo Bento, podem ser candidatos, pois a reeleição não é permitida pelo Regimento Interno da Câmara.

O próximo prefeito, portanto, deve ser um dos outros 13 vereadores, ou seja, aquele que for eleito como o próximo presidente da Câmara Municipal.

Outra troca

Ocorre que as mudanças na chefia do executivo municipal podem acontecer por pelo menos mais uma vez caso seja definida a situação de Celso Cota, candidato mais votado nas últimas eleições para prefeito.

Como todos sabem, a Prefeitura de Mariana foi disputada em 2020 e sagrou-se vencedor o então candidato Celso Cota, que no entanto concorreu à vaga com uma “condição sub-judice” ou seja, com uma “pendencia” a ser analisada junto à Justiça Eleitoral.

Assim, mesmo saindo vencedor do pleito eleitoral em 2020, Cota não teve seu diploma expedido pela Justiça Eleitoral sendo impedido de ocupar a cadeira de Prefeito da cidade de Mariana, assumindo "automaticamente" o Presidente da Câmara na época, o recém eleito vereador, Juliano Vasconcelos.

Como o caso de Celso Cota ainda encontra pendente de sentença final na justiça, uma decisão pode implicar em duas situações: ou teremos novas eleições para prefeito ou Celso assume a cadeira no caso de obter uma decisão favorável.

Dessa forma, como já nos encontramos em período eleitoral devido às eleições para Presidente que deve ocorrer em Outubro desse ano, fatalmente uma nova eleição para prefeito deve ocorrer apenas no ano de 2023.

Assim, Mariana deve passar por, no mínimo, mais 2 prefeitos até as próximas eleições em 2024.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram



Fonte:

Deixe seu comentário