Portal da Cidade Mariana

Varíola dos macacos

Confirmado um caso de varíola dos macacos em um cachorro

O caso foi registrado na cidade de Juiz de Fora e confirmado oficialmente pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais

Publicado em 24/08/2022 às 21:19
Atualizado em

O registro foi feito na cidade de Juiz de Fota (Foto: Marcelo Camelo )

Através de comunicado oficial da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) feito na terça-feira (23), foi confirmado um caso de varíola dos macacos em um cachorro na cidade de Juiz de Fora. Esse é o primeiro registro positivo em todo o Brasil. Estudos ainda estão sendo feitos para saber mais informações sobre o processo de contaminação e transmissão.

De acordo com os cientistas, o vírus que o filhote de apenas 5 meses contraiu é 100% compatível geneticamente com o que infectou o humano. Desde a primeira mudança no quadro clínico do animal, ele vem sendo mantido isolado e recebeu orientações para adotar medidas sanitárias na rotina de alimentação e de higienização do cão. Ambos, o tutor e o cão, passam bem conforme a Superintendência Regional de Saúde.

Em outros países onde a varíola dos macacos é endêmica, (ou seja, se manifesta em lugares específicos e já se tem controle sobre ela) apenas animais selvagens foram vetores de transmissão do vírus. A transmissão entre animais domésticos ainda não havia sido relatada.

Alguns sintomas da varíola dos macacos são: linfonodos inchados (região do pescoço próximo às orelhas), dores musculares, dores de cabeça, dores nas costas, fraqueza, ou febre a partir dos 38,5º, procure um médico.

Ainda que não seja sabido a real forma de transmissão entre humanos e animais domésticos, alguns cuidados básicos podem ser realizados para evitar a contaminação, como: Uso de máscara, higienização das mãos, uso de roupas longas que cubra todo o corpo.

A equipe médica veterinária da Habitat afirma que não é momento de alarde, mas sim de cuidados e prevenção. Por isso, previna-se e cuide bem do seu pet.

Fonte:

Deixe seu comentário