Portal da Cidade Mariana

Combate

Fiscalização de posturas realiza 41 notificações em lotes sem manutenção

Veja a lista com os bairros onde foi identificada a maior incidência de casos no município

Publicado em 07/03/2024 às 13:10
Atualizado em

Mariana segue em alerta pelo aumento do número de casos de dengue e a Prefeitura Municipal atua em várias frentes de serviços: campanhas educativas, aplicação de inseticidas em residências, borrifação com bomba costal, acolhimento e tratamento para a população infectada. (Foto: Prefeitura de Mariana)

Lotes e imóveis com acúmulo de lixo, entulho ou vegetação estão em situação irregular com a Lei 255/2022. A Prefeitura de Mariana atua na fiscalização desses espaços, e intensifica o trabalho durante campanha de combate à dengue. Em fevereiro, 41 notificações foram realizadas à proprietários do município.

Imóveis sem manutenção podem gerar multa de R$ 3.650 ao proprietário. Em caso de reincidência, o valor dobra. As denúncias podem ser encaminhadas à Vigilância em Saúde, pelo número (31) 3558-2319, ou diretamente para a Fiscalização de Posturas, pelo 153 da Guarda Civil Municipal.

Atuação da Prefeitura

Mariana segue em alerta pelo aumento do número de casos de dengue e a Prefeitura Municipal atua em várias frentes de serviços: campanhas educativas, aplicação de inseticidas em residências, borrifação com bomba costal, acolhimento e tratamento para a população infectada.

Programação

Até sexta-feira (8), as equipes estão mobilizadas no bairro Santa Rita de Cássia, realizando visitas e repassando informações sobre o ciclo de vida do mosquito e os cuidados necessários para evitar a proliferação. Eles também fazem o tratamento de caixas d’água com larvicidas, indicam aplicação de inseticidas com bomba costal e removem inservíveis que acumulem água. O resgate das residências encontradas fechadas durante a semana será no sábado (09).

Avanço da Dengue no estado

Minas Gerais enfrenta uma situação alarmante no que diz respeito à dengue. Nos últimos cinco dias, o estado registrou um crescimento exponencial nos casos da doença, atingindo números sem precedentes.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), já são quase 200 mil casos prováveis de dengue em Minas Gerais. Esse valor ultrapassa o máximo registrado em anos anteriores. Os casos confirmados chegam a 67.592. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, alertou que nunca antes haviam vivenciado uma inclinação tão forte da dengue na história do estado. Ele afirmou: “Já ultrapassamos o valor máximo do pico dos outros anos. Então, 2024 será o pior ano de dengue em Minas Gerais.”

A epidemia de dengue também afeta a cidade de Belo Horizonte, que está em estado de emergência desde janeiro. A incidência da doença aumentou quase seis vezes em apenas 12 dias. O cenário é preocupante, especialmente devido à rápida evolução dos sintomas, que pode levar à dengue hemorrágica e, em casos extremos, à morte do paciente. Até o momento, 18 pessoas já faleceram vítimas da dengue, e outras 105 mortes estão sob investigação.

O secretário Baccheretti ressaltou a importância de tratar essas mortes como evitáveis. O perigo da dengue se manifesta a partir do quinto dia de sintomas, quando a pressão arterial cai e a desidratação aumenta. A dengue hemorrágica pode ocorrer mesmo sem sangramento visível.

Para combater essa escalada da dengue, o Ministério da Saúde anunciou que 22 municípios mineiros receberão doses da vacina contra a doença em março deste ano. Belo Horizonte e outras 21 cidades estão na lista para receber os imunizantes. Inicialmente, serão vacinadas crianças de 10 e 11 anos com a vacina Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma.

A situação exige atenção e mobilização de toda a sociedade para conter o avanço da dengue e proteger a saúde da população mineira.


Boletim Epidemiológico (O último divulgado no site da Prefeitura é de 02/03)

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, divulga o Boletim Epidemiológico referente aos casos de dengue, zika e chikungunya, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e Covid-19, registrados até sábado (02).

Dengue: 2096 casos confirmados

03 internados e 18 altas

Chikungunya: 9 em investigação

Zika: 2 em investigação

REGISTROS POR BAIRROS

Barro Preto: 128 casos

Cabanas: 208 casos

Cartuxa: 60 casos

Centro: 96 casos

Colina: 180 casos

Cruzeiro do Sul: 6 casos

Dandara: 1 caso

Dom Oscar: 7 casos

Estrela do Sul: 38 casos

Fazendinha: 3 casos

Fonte da Saudade: 56 casos

Galego : 17 casos

Jardim dos Inconfidentes: 63 casos

Jardim Santana: 9 casos

Matadouro: 1 caso

Morada do Sol : 53 casos

Morro Santana: 8 casos

Nossa Sra Aparecida: 23 casos

Novo Horizonte: 17 casos

Rosário: 243 casos

Santa Clara: 72 casos

Santa Rita de Cássia: 145 casos

Santana: 16 casos

Santo Antônio: 28 casos

São Cristóvão: 77 casos

São Gonçalo: 36 casos

São José: 11 casos

São Pedro: 15 casos

Serrinha: 1 caso

Vale Verde: 38 casos

Vila Aparecida : 6 casos

Vila Del Rey: 2 casos

Vila do Carmo: 23 casos

Vila Maquiné: 17 casos

Bairros não localizados: 7 casos

Total: 1711 casos

REGISTROS POR DISTRITOS

Passagem: 269 casos

Monsenhor Horta: 36 casos

Barro Branco: 2 casos

Santa Rita Durão: 15 casos

Margarida Viana: -

Furquim: 15 casos

Águas Claras: 3 casos

Padre Viegas: 9 casos

Paracatu: 1 caso

Bento Rodrigues: 4 casos

Bandeirantes: 6 casos

Claudio Manoel: 5 casos

Cach. do Brumado: 11 casos

Barroca: 7 casos

Vargem: 2 casos

Valor Total: 385 casos

COVID-19:

Total em fevereiro: 388 casos

Fonte:

Deixe seu comentário