Portal da Cidade Mariana

Dengue

Pulverização de inseticida com fumacê inicia em Mariana

FUMACÊ passa a rodar no município e será feito pela manhã e ao anoitecer.

Publicado em 01/04/2024 às 16:25

Equipamento passa a rodar no município e intensifica ataque ao mosquito da dengue. (Foto: Prefeitura de Mariana)

Para intensificar o combate ao Aedes Aegypti, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o serviço de UBV Veicular, o fumacê, a partir dessa quinta-feira (28). A seleção dos locais de atuação, é conforme a situação epidemiológica: os bairros com maior incidência de casos de arboviroses têm preferência no atendimento.

A utilização de pulverização de inseticidas é tecnicamente recomendada, em Mariana, devido a situação de alta transmissão. O objetivo é controlar a circulação do vírus, ao eliminar o inseto. O fumacê mata o mosquito adulto, e não tem nenhuma eficácia quanto às larvas e ovos nos criadouros.

Eficácia do fumacê

Conforme normas do protocolo do Ministério da Saúde, o fumacê será feito pela manhã e ao anoitecer, já que são horários com correntes de ar favoráveis para a pulverização do UBV veicular. Além disso, a aplicação é feita em três ciclos, com intervalos de dois dias entre eles.

Caso utilizado com frequência, o fumacê pode resultar em um efeito inverso e, ao invés de eliminar o mosquito, contribui para a resistencia dele à ação do inseticida. Por isso, existem critérios para a utilização do veneno e a pulverização dele não é uma ação rotineira da vigilância em Saúde.

Para o resultado esperado, é necessário que os moradores abram as portas e janelas das residências quando o carro do fumacê passar pela rua. A recomendação é que retire as roupas do varal e proteja os animais. Alimentos de horta podem ser consumidas, desde que sejam bem lavadas.

Cronograma

Quinta-feira (28)

Noite - Rosário

Sexta-feira (29)

Manhã - Cabanas e Vale Verde

Noite - Passagem

Sábado (30)

Manhã - Santa Rita de Cássia

Noite - Colina

Domingo (31)

Manhã - Barro Preto e Centro

Noite - Rosário

Obs.: A chuva e outras alterações climáticas podem interferir no cronograma do fumacê.

Fonte:

Deixe seu comentário