Portal da Cidade Mariana

Coronavírus

Minas Gerais vai ampliar monitoramento de contatos de casos de covid-19

Uma ferramenta desenvolvida pela SES-MG vai rastrear e monitorar pessoas que tiveram contato com pacientes positivados ou com suspeita da doença.

Publicado em 17/10/2020 às 06:00
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

Criado pelos servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Painel de Monitoramento de Contatos de Casos Suspeitos e Confirmados de Covid-19 tem como principal objetivo auxiliar na interrupção da cadeia de transmissão da doença, promovendo a redução o contágio e, assim, o número de casos nos municípios e no estado. 

Inúmeras ações de controle à propagação do novo coronavírus foram tomadas pelo Governo de Minas e pelos governos municipais, o que minimizou os impactos da doença no estado, que apresenta a menor taxa de óbitos por milhão de habitantes, do Brasil. O secretário de Estado de Saúde destaca:

Carlos Eduardo Amaral / Secretário de Estado de Saúde / Belo Horizonte

Estratégia

“Embora o cenário epidemiológico de Minas Gerais esteja controlado, continuamos os esforços para oferecer recursos assistenciais a todos os moradores do estado. O monitoramento de contatos é uma estratégia reconhecidamente eficaz para impedir a propagação de doença em uma pandemia, identifica em tempo oportuno os casos e seus contatos, fortalecendo a resposta ao enfrentamento da covid-19 e, aliado à telemedicina, os resultados ficam ainda mais potencializados."

Carlos Eduardo Amaral / Secretário de Estado de Saúde / Belo Horizonte

Em Mariana, a ação será executada pelas Atenção Primária à Saúde (APS), em parceria com as equipes de Vigilância em Saúde (VS), sendo os profissionais municipais os responsáveis pelo preenchimento semanal de uma planilha.

No âmbito estadual, a ação será coordenada pelas equipes da Superintendência de Atenção Primária à Saúde, Diretoria de Vigilância e Agravos Transmissíveis à Saúde e Sala de Situação, tanto no nível central e também pelas respectivas equipes no nível regional.

Os dados epidemiológicos disponibilizados pelas cidades serão compilados pelas equipes estaduais, e os indicadores originados serão monitorados, a fim de subsidiar as tomadas de decisões e aprimoramento do planejamento da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Os indicadores são: proporção de casos que tiveram seus contatos rastreados e a proporção de contatos que tiveram o monitoramento concluído.

Ampliação da notificação e investigação dos casos de covid-19 são resultados esperados a partir do monitoramento de contatos. Também a qualificação dos processos de trabalho nos municípios e Estado, maior integração da APS e VS nos níveis estadual e municipal e, a diminuição da taxa de transmissão do vírus.

Aliado essencial ao funcionamento do Painel, o aplicativo Saúde Digital MG - Covid-19, disponibilizado pelo governo em maio, já realiza o rastreamento desde agosto e vai viabilizar o primeiro atendimento com os contatos rastreados pela planilha e monitorar durante 14 dias ou até que o contato apresente sintomas da doença.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário