Portal da Cidade Mariana

Coronavírus

Secretaria de Saúde determina a contratação emergencial de profissionais da área

Ao todo, serão 27 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos, além de cinco funcionários para o cargo de auxiliar de limpeza

Publicado em 15/12/2020 às 22:52
Atualizado em

Secretária de Saúde determina a contratação emergencial de profissionais da área. (Foto: Pixabay)

A Secretaria de Saúde de Mariana determinou a contratação ou convocação emergencial de 27 profissionais da área para atender à demanda da rede de atenção à saúde da cidade. Ao todo, serão nove funcionários para o cargo de técnico de enfermagem, três para o de enfermeiro, oito o de médico clínico, cinco o de médico plantonista e dois para o de médico pediatra. Além disso, há ainda cinco vagas para a função de auxiliar de limpeza. 

A medida, que foi publicada no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (15) como Resolução SMS nº 03/2020, já havia sido citada por Danilo Brito, secretário à frente da pasta, em vídeo divulgado nesta segunda-feira (14). Na publicação, o secretário afirmou que cerca de 50 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Mariana, que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos, estão atualmente afastados devido à doença, um dos motivos que levou à solicitação da contratação de mais servidores para área.

Outros fatores considerados pela Secretaria de Saúde de Mariana para a tomada dessa decisão estão que o município, pertencente à macrorregião Central do estado e à microrregião de Ouro Preto, está desde o dia 02 de dezembro na onda amarela do Plano Minas Consciente e a análise constante de indicadores estratégicos, como a disponibilidade de leitos Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, a proporção de leitos UTI adulto ocupados, taxa de incidência de Covid-19, a capacidade de atendimento e a velocidade de avanço da doença. As determinações para esta semana deverão ser divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) nesta quinta-feira (17) a partir das 15h.

Testagem no município 

Conforme relatado pelo Secretário de Saúde, atualmente, aproximadamente 50 profissionais da saúde estão afastados devido à infecção pelo novo coronavírus. Por essa razão, o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 de Mariana, determinou a aquisição, em caráter emergencial, de 4.000 unidades de teste rápido sorológico e 2.000 unidades de teste rápido antígeno para Covid-19 para o município.

A compra dos testes foi formalizada pela Resolução SMS nº 04/2020, publicada nesta terça-feira (15). Para isso, o Comitê ponderou, entre outras coisas, sobre “a necessidade de agilizar os resultados de exames a fim de otimizar as condutas médicas e as logísticas de remanejamento de leitos Covid-19 e não Covid-19” e aumentar a resolutividade nas testagens de antígeno nos profissionais de saúde da linha de frente e nos pacientes portadores de Síndrome Respiratória Aguda Grave, uma vez que está ocorrendo uma demora na liberação de resultados pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), laboratório de referência estadual.

Números da Covid-19 em Mariana 

Segundo o último boletim epidemiológico de Mariana, divulgado nesta terça-feira (15), a cidade tem 227 pacientes suspeitos de está infectado pelo novo coronavírus e dois óbitos também estão em investigação. Além disso, 2.901 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 e 24 óbitos confirmados.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.


Fonte:

Deixe seu comentário