Portal da Cidade Mariana

Atenção!

Consumo responsável de energia é responsabilidade de todos

Procon Mariana alerta sobre a prática ilegal de furto de energia elétrica

Publicado em 10/12/2018 às 07:45

(Foto: Google Imagens)

Na sociedade que vivemos hoje, a energia elétrica ainda é a principal forma de consumo de energia em nosso país, o que a torna de extrema importância. Em função disso, o Procon Mariana orienta os consumidores ao uso responsável dela. Assim, é necessário que, ciente de suas obrigações, a população contrate o fornecimento da energia ato pagamento em dia.

A gerente do Procon Mariana, Daniele Avelar, garante que a partir do momento em que o consumidor faz o papel dele, a relação com o fornecedor fica mais forte. “É dever da população seguir as leis e não efetuar ligações clandestinas. Quando a pessoa opta por não segui-la ela perde o direito de reclamar pelo serviço mal feito”, afirma a advogada do direito do consumidor.

Muitos consumidores, pela dificuldade financeira, ou por outros motivos, acabam praticando o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”. O que é ilegal e pode colocar a vida de muitas pessoas em risco, pois aumenta a probabilidade de acidentes. Nesta situação o Procon Mariana fica impedido de defender o consumidor, já que ele está ferindo a legislação brasileira.

Mutirão – Consumidores interessados em saber como regularizar o serviço ou que tiverem dúvidas da melhor forma de buscar por seus direitos no setor podem procurar o Procon Mariana. A agência de defesa do consumidor da cidade alerta, também, que a Companhia Energética de Minas Gerais, a Cemig, no final do ano, vai intensificar mutirões de corte por inadimplência e "operações antigatos" em todo o Estado. Mariana faz parte da rota que engloba mais quarenta cidades de todas as regiões mineiras.

O consumidor pode ter a energia de sua casa ou estabelecimento cortada quando há débitos com a Cemig. Depois de 15 dias de atraso no pagamento da fatura, a ordem de corte do fornecimento já é emitida, sendo que um aviso prévio é feito através da fatura.

"Antigatos" e negociação – A fiscalização "antigato" pode acontecer durante o mutirão, mas também em ações pontuais de fiscalização ou por denúncias. Segundo a Cemig a tarifa dos consumidores mineiros poderia ser até 5% mais barata se não houvesse ligações irregulares. Para reduzir a inadimplência o consumidor pode procurar a companhia e negociar suas dívidas, através de parcelamento.

O Procon Mariana fica localizado no prédio da prefeitura, Praça JK, s/nº, centro, Mariana. Dúvidas podem ser tiradas pelos telefones 151 e 3557-9001 ou pelo WhatsApp: 995335880.

Fonte:

Deixe seu comentário