Portal da Cidade Mariana

Informativo

Prefeito esclarece que SAAE não será privatizado

Preocupado com a notícia de que autarquia seria privatizada, o chefe do executivo se reúne com trabalhadores do SAAE para esclarecimentos.

Publicado em 19/11/2018 às 06:19
Atualizado em

(Foto: Alessandra Alves I SAAE Mariana)

(Foto: Alessandra Alves I SAAE Mariana)

Na semana passada, em reunião, o prefeito Duarte Júnior e o diretor do SAAE Amarildo Júnior esclareceram aos trabalhadores sobre a notícia de que a autarquia seria privatizada.

No diário oficial do município neste ano foi realizado o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) que é algo que tem por objetivo orientar a participação de instituições particulares na estruturação de projetos, de forma a estabelecer uma concessão comum, formando uma parceira público-privada, ou seja, a Prefeitura de Mariana, caso selecione alguma empresa para auxiliar nos serviços relacionados ao SAAE, realizará com ela uma administração conjunta.

A empresa interessada se aproxima do poder público para entender as particularidades do município e desenvolve um estudo que deve expressar o que ela entende que seja conveniente, adequado e proveitoso que se faça para melhorar a área estudada. No caso de Mariana, o saneamento básico. Segundo o prefeito, a prefeitura não tem a obrigação de firmar contrato com a empresa, apenas conceder a ela a vantagem de demonstrar que tem condições de realizar as ações necessárias por um menor custo por já ter uma pesquisa prévia, caso a parceria seja realizada.

ENTENDA

Foi publicado pelo município de Mariana o Chamamento Público 002/2018 para manifestação de interesse com o objetivo de chamar pessoas físicas ou jurídicas interessadas em apresentar estudos visando a implementação de melhorias nos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município.

Até o momento, cinco empresas se manifestaram e uma delas começou a desenvolver os estudos que dirão, em sua visão, qual o melhor caminho que Mariana precisa seguir para aperfeiçoar o saneamento básico do município.

Além disso, foi constituída uma comissão especial para avaliação e acompanhamento das propostas que serão apresentadas, presidida pelo vice-prefeito Newton Godoy. É esta comissão responsável por sinalizar qual estudo é mais viável para o município em uma possível contratação no futuro.

Fonte:

Deixe seu comentário